quarta-feira, 3 de outubro de 2012

6º Edição do Festival de Arte Digital – FAD começa dia 05 de outubro – MG



As constantes mudanças no universo digital sobre seus diversos ângulos. Trabalhos que exploram e refletem sobre as novas tecnologias, mídias digitais, criações audiovisuais e suas influências no cotidiano. Essas e outras perspectivas poderão ser vistas no 6º Festival de Arte Digital – FAD 2012, que começa no próximo dia 05 de outubro, na Funarte MG.

O festival que já faz parte do calendário da capital mineira irá reunir artistas nacionais e internacionais, instalações, oficinas, performances e debates que abordam as transformações e novas possibilidades do universo digital. Neste ano, a programação contará com uma versão um pouco mais reduzida em questão de volume de trabalhos, mas o destaque está na qualidade das obras e dos artistas participantes. A temática desta edição será Interfaces Relacionais, que abordam as tecnologias e interações humanas.

Ao todo, serão apresentadas 22 produções, divididas nas categorias: FAD Performances, com seis performances audiovisuais; FAD Galeria, com 10 instalações audiovisuais interativas; FAD Simpósio com três debates; e FAD Laboratório, com três oficinas. Entre as novidades está a celebração de uma parceria com o Momento Itália/Brasil – MIB, que permitirá o intercâmbio entre artistas italianos e brasileiros dentro do festival.

A programação – O FAD Performances mistura movimentos, sons, paisagens, imagens, sensações e improvisações. Fernando Velázquez & Francisco Lapetina (Uruguai), trazem “Acidente”. Uma viagem pelo universo cultural de Brasil e Uruguai que resulta em sete movimentos, mostrando que o imaginário extrapola os limites físicos. Francesca Fini (Itália), apresenta “Blind”. Uma mistura de “body-art” e design interativo que possibilita uma interação com a plateia através de sons e visuais interativos. A exploração dos limites físicos e emocionais do corpo humano através de representações videográficas é a proposta de “Storm”, de Luiz Duva (Brasil). A programação do FAD Performances será realizada nos dias 05 e 06 de outubro.

O FAD Galeria apresenta relações sociais, aspectos humanos como a timidez, interação entre sons e objetos, dentre outros, em instalações que incentivam a participação do visitante.  Um campo de luz interativo e dinâmico, na forma de uma instalação audiovisual, usa fibras ópticas. O espaço é envolvido, criando a ilusão de volume sobre o qual um vídeo experimental é exibido entre as paredes e o piso da galeria. Essa é a proposta da instalação “Light Tension”, de Carlo Bernardini (Itália).

“ThroughOut Breathing”, de Anaísa Franco e André Perrota é uma escultura que respira junto com o espectador. A máquina acompanha, amplifica e expande o ato de respirar através de uma interface e do espaço. “Pedagogia da Crueldade”, de Ana Moravi, mescla estética e sonora em um contexto de reprovação, solidão e privação presentes nas relações sociais. Uma máquina sofre com sua timidez. Quando sozinha, canta e produz luzes. Porém, quando alguém está por perto fica imóvel. O visitante só conseguirá observar suas ações se ficar em silêncio e completamente parado. Essa é a proposta de “Tímido”, de Henrique Roscoe. A exposição ficará disponível até o dia 16 de novembro, na Funarte MG.

FAD Simpósio reúne profissionais para debater os temas “Software-pensamento/poesia-livre”, Chico Marinho (Brasil); “Futuro e território”, com Carlo Bernardini (Itália); “Performance Audiovisuais ao Vivo: Caminhos e Possibilidades”, com  Luiz Duva e Fernando Velazquez.

No FAD Laboratório, Carou Araújo, de Belo Horizonte, ministra a oficina de “Construção de Theremin de Luz”; o paulista Cláudio Miklos trabalha com o tema “Arduíno 100 Noção”, atividade desenvolvida para aqueles que nunca tenham visto ou mesmo utilizado um microprocessador ou um microcontrolador para a produção de algum trabalho artístico.  A programação do FAD Laboratório ainda destaca a Oficina de Criação/Customização de Pedais e Efeitos, ministrada por Eric Barbosa, de Fortaleza.

FAD Educativo – O festival abre espaço para visitas guiadas de escolas e grupos em geral. Os passeios são acompanhados por monitores, que explicam detalhadamente cada instalação, e incentivam a interação com os visitantes. Os interessados devem entrar em contato pelo email educacional@festivaldeartedigital.com.br ou pelo telefone (31) 7512-1150.

Memória do FAD – Nesta edição haverá, ainda, o lançamento do livro FAD Retrospectiva. A obra, que será divulgada oficialmente no dia 06 de outubro (dentro da programação do FAD 2012), reúne uma coletânea dos melhores trabalhos apresentados nas cinco edições anteriores do festival. Um resgate ao trabalho e atuação de inúmeros profissionais do mundo inteiro que contribuíram para a consolidação do evento, cujo objetivo é incentivar as discussões em torno dos novos formatos de criação possibilitados pelas tecnologias e novas mídias. Há também textos inéditos do mineiro Chico Marinho e de Nacho Duran, de São Paulo. O projeto foi viabilizado com recursos do programa Filme Minas, uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura e da Cemig Geração e Transmissão S.A.

O FAD 2012 conta com o patrocínio da Contax; Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte); Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Entre os parceiros estão o Governo Italiano, Consulado Italiano, República da Cidade de Bologna e Roma; Festivais LPM e Robot; Momento Itália Brasil – MIB o consulado italiano, a Prefeitura de Belo Horizonte, a Prefeitura de Bologna, Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura/Governo Federal) e a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
  
Serviço:

FAD 2012
Período: de 05 de outubro a 16 de novembro
Local: Funarte MG
Endereço: Rua Januária, 68 – Bairro Floresta

FAD Educacional – Instituições de ensino público e particulares e grupos em geral. Inscrições pelo email educacional@festivaldeartedigital.com.br ou pelo telefone (31) 7512-115 
Lançamento Livro FAD Retrospectiva

Data: 06 de outubro (sábado)
Horário: 17h
Programação Completa
Data: 05/10 (sexta-feira)
FAD Performances

Nenhum comentário: