terça-feira, 30 de outubro de 2012

Entenda como as músicas são utilizadas no Enem



 Seja na interpretação de texto ou na prova de inglês, várias letras de músicas já foram utilizadas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com o intuito de avaliar a reflexão dos candidatos sobre o tema abordado na canção. Para interpretar melhor uma música, o estudante tem de mergulhar na cultura do país de origem, na época em que ela foi escrita e, principalmente, na mensagem que ela quer passar.
Cobrar a interpretação de músicas  na prova do Enem nada mais é do que questionar o candidato sobre a sua visão de mundo e repertório cultural. De acordo com Marcilio Bittencourt Gomes Jr., professor deliteratura da Oficina de Estudante, o Enem é uma releitura dos vestibulares federais, e utilizar músicas nas provas comprova que o exame está sendo moldado de acordo com as provas das instituições tradicionais como, por exemplo, USP, UNESP e Unicamp. “Usar música na prova não é uma novidade. A UNESP, por exemplo, faz o uso de canções em sua prova sistematicamente”, explica.
Entre os principais autores brasileiros estão Chico Buarque e Gilberto Gil. Entretanto, a comissão organizadora é bem eclética em relação à seleção de músicas feitas para a prova. Na edição de 2007, por exemplo, os textos fornecidos como base para a redação foram duas músicas de rock: “Ninguém = Ninguém”, do grupo Engenheiros do Hawaii, e “Uns Iguais Aos Outros”, dos Titãs. Na edição de 2010 mais uma banda de rock foi selecionada para compor o exame. Dessa vez a escolhida foi “Viva La Vida”, do grupo britânico Coldplay, utilizada na prova de inglês.
Antes de começar a interpretar a música procure identificar o nome do autor e a época em que ela foi escrita. Depois, é preciso relacionar os acontecimentos históricos da época com os temas que estão sendo pedidos na questão. A dica é criar conexões entre os acontecimentos históricos e o que está sendo pedido no exame. Isso irá facilitar a sua interpretação e, consequentemente, ajudá-lo a solucionar a situação problema. Muitas vezes, a resposta pode estar no próprio texto ou até mesmo na pergunta.
Cabe ao candidato desenvolver a habilidade de relacionar as músicas com os temas cobrados na prova. Para isso, você precisa diversificar a sua leitura lendo e analisando todos os tipos de texto, desde jornais até revistas em quadrinhos. A leitura é sempre a base para realizar o processo de interpretação e uma boa redação.


Postar um comentário