segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Wagner Barbosa - Voz Ativa Madrigal - 15 anos


Wagner Barbosa é um dos alicerces do Voz Ativa, apostou na ideia e assumiu voluntariamente importante papel na organização e administração dos primeiros anos do grupo.
Baixo possuidor de uma voz naturalmente grave, passeava com facilidade nas regiões gravíssimas onde se sentia confortável puxando o restante no naipe para tais regiões e, por conta disso, davam segura base para outras vozes.
Apesar do gênio forte, sua sensibilidade e musicalidade eram marcantes, aliás, os que o conheceram sabem que não só seu veio artístico era marcante, sua personalidade também era. Culto, perspicaz e possuidor de uma presença de espírito, por vezes, impressionante, era extremamente bem humorado e utilizavas tais características para provocar risada. Onde ele estava as pessoas ao seu redor normalmente estavam rindo.
Responsável por importantes contratações no início da trajetória do Voz Ativa, foi também o coordenador do projeto Pro Nobis, que culminou no lançamento do primeiro cd do grupo e uma série de concertos apontada como destaque na programação cultural da cidade de São Paulo pela revista “Concerto” dedicada a divulgação da música erudita.
Sua altura, ombros fortes e rosto marcante contrastavam com uma  sensibilidade tão aflorada que não raro quem prestasse atenção em sua particular interpretação notava no decorrer dos concertos, notadamente os sacros, por diversas vezes seus olho cheios de lagrimas.
Adorava cantar, eram destes interpretes que embora tivesse predileção por certos repertórios, colocava em prática e foi um dos responsáveis, por acreditar no que fazia,  por uma das  mais marcantes característica da personalidade do Voz Ativa, “Não existem músicas difíceis ou fáceis, existem musicas bem feitas e malfeitas, música boa  é aquela que é bem feita”. Sua dedicação e responsabilidade com os compromissos assumidos foi também fundamental para que o grupo entendesse que somente a partir dessas posturas seria possível um trabalho que valesse a pena.
Contrastante com o seu bom humor era sua postura quando em reuniões do grupo. Qualquer coisa que ele entendesse como prejudicial  ao trabalho  eram retrucadas, às vezes, com tamanha veemência que facilmente eram tomadas como sendo rudes e agressivas. Mas bastava uma aproximação mais íntima para notar que se tratava de amor pelo trabalho.
Wagner tinha sérios problemas com seu sistema respiratório e o cantar era um exercício que muito colaborou para sua saúde, mas infelizmente, por conta da fragilidade promovida por  sucessivas crises asmáticas no final do ano 2001, no dia 26 de dezembro daquele ano ele teve uma parada respiratória e faleceu nos braços de sua mãe.
Sua ausência foi, sem dúvida, uma das maiores dores que o grupo como um todo sentiu. Seu humor, sua responsabilidade e compromisso foram exemplos que marcaram profundamente a personalidade do grupo e alicerçou uma conduta de ambientação saudável e amizade verdadeira que ainda são e sempre serão bases para os trabalhos desenvolvidos pelo Voz Ativa.
Não há palavras que sirvam como agradecimento a tudo que Wagner Barbosa representa para o Voz Ativa Madrigal, certos estamos que sem sua sempre oportuna participação o grupo jamais seria o que hoje é.
Wagner Barbosa é irmão do Maestro Ricardo Barbosa.
Saudades, muitas saudades é o que ele deixou. Que Deus esteja eternamente com ele.


2 comentários:

Unknown disse...

Este pequeno texto expressa a imensa importancia que o Waltao teve na trajetoria do Voz Ativa e das pessoas que tiveram o prazer de conviver com ele.

Unknown disse...

Este pequeno texto expressa a imenso papel que o saudoso Waltao representou na trajetoria do VAM e tambem na vida daqueles que tiveram o prazer de conviver com ele.