terça-feira, 30 de outubro de 2012

O Mundo Gosta de Música!



Estudos científicos publicados na Nature Neuroscience esclarecem que o prazer de ouvir música é um dos mais gratificantes que podemos experimentar, por isso a música é muito apreciada nas mais diferentes sociedades.
O som de uma bela canção estimula a produção de dopamina no cérebro. A dopamina é um dos diversos neurotransmissores que os neurônios utilizam para se comunicar enviando sinais químicos uns aos outros e está relacionada à sensação de prazer, semelhante ao que sentimos quando recebemos um presente, ganhamos dinheiro ou diante de um bom prato de comida. Ela age em nosso cérebro como forma de recompensa, semelhante ao que se faz. com.. os.. cães ..em ..adestramento ..mediante ..a gratificação quando realizam positivamente uma tarefa, reforçando alguns comportamentos vitais: alimentação, sexo (perpetuação da espécie) e na motivação para ações cotidianas, busca pelo sucesso etc. Isso se chama reforço positivo.
Voluntários tiveram os níveis de dopamina medidos em seus cérebros através de exames de imagens no momento em que estavam sujeitos ao deleite de uma linda canção. Constatou-se que os níveis do neurotransmissor se elevaram e a emoção causada pela música mudou a condução elétrica da pele, os batimentos cardíacos e a taxa de respiração entre outras funções fisiológicas.
......Bastou a antecipação do .prazer .de ouvir .música para disparar a produção da dopamina. Os estudos indicaram que diante da possibilidade de desfrutar da audição musical os voluntários tiveram significativo aumento nos níveis da dopamina no cérebro.
......É também sabido que a produção e permanência da dopamina no cérebro, bem como a sensação de bem-estar por ela proporcionada, reduz o nível de stress e, por conseqüência, do cortisol, hormônio ligado a diversas enfermidades, como a hipertensão por exemplo, quando em desequilíbrio.

......Artistas, produtores, cineastas e publicitários perceberam a ação da música em nosso comportamento há muito tempo e exploram o poder musical para induzir emoções através de uma trilha sonora, um jingle... Como é sabido, tudo se inicia com uma emoção (“e” = fora + “moção” = movimento), portanto a propaganda induz o “movimento” no sentido do consumo em peças publicitárias muitas vezes recheadas de notas musicais.

......Estendendo esses estudos para a comunicação de modo geral uma vez que as notas musicais são, conforme vimos, uma maneira muito eficiente de comunicar emoções, perceberemos que na contramão da audição musical está o mau hábito de ficar ligado em informações negativas, na maioria das vezes inúteis, como notícias estressantes a respeito de violência. Portanto, pare de ouvir más notícias sobre as quais você não tem nenhuma possibilidade de intervir positivamente e ouça mais música. BOA música!
......Ouvir BOA música é altamente indicado nos casos de ansiedade e depressão e outras enfermidades relacionadas ao stress, sobretudo se for feita a devida seleção e substituição das más pelas boas informações, criando-se assim hábitos mais positivos acerca do que entra pelos nossos ouvidos.
......É muito importante selecionarmos aquilo que ouvimos

Nenhum comentário: