quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Quarteto Bessler se apresenta no CCBB


Aclamado pelo Público e pela crítica Internacional O Quarteto Bessler se apresenta no CCBB pelo projeto Brasil a 4 no dia 09 de outubro em dois horários a preços populares.

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a série Brasil a 4, que contará com apresentações de música de câmara, de julho a dezembro de 2012 no CCBB do Rio de Janeiro, sempre com duas apresentações uma às 12h30 e outra às 19h.

A apresentação do mês de outubro será no dia 09/10 com o Quarteto Bessler, que no ano que vem completará 40 anos de atividades. O Quarteto Bessler celebrizou-se por suas gravações e performances em todo o mundo. Seus CDs receberam, por quatro anos consecutivos, o Prêmio Sharp de melhor disco clássico, destaque do “New York Times” como um dos melhores do ano e o prêmio da crítica da revista francesa “Répertoire”. As atuações do quarteto ultrapassaram os limites da música clássica, contando também com participações junto a grandes figuras da música popular brasileira em centenas de gravações e espetáculos. Entre elas estão Egberto Gismonti, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

O Brasil a 4 pretende fomentar a música de câmara brasileira por meio de uma série de apresentações musicais de grupos nacionais, dedicados à difusão de nossa música de concerto. Colaborar para a divulgação do trabalho de conjuntos nacionais serve de estímulo à criação de novos grupos, à manutenção dos já existentes e à ampliação de público. O projeto visa, portanto, valorizar o repertório nacional, atraindo a atenção para a atuação do instrumentista de câmara, uma vez que as possibilidades de se exercer uma atividade continuada para músicos deste gênero são muito restritas no país.

A música de câmara é uma composição musical que surgiu no século XVI, feita para pequenos instrumentos tocados por grupos também pequenos que se apresentam sem maestro. O nome surgiu por causa dos antigos locais de apresentação dessa variação da música clássica: pequenas salas ou câmaras nas casas e nos palácios. No Brasil, a evolução da música de câmara veio a constituir uma forma específica por meio do Choro. A música de câmara tem caráter intimista e busca valorizar a riqueza da sonoridade produzida por diversos instrumentos, expressando sutis e refinadas ideias musicais.

As apresentações do Projeto Brasil a 4 serão realizadas uma vez por mês, de julho a dezembro, sempre às terças-feiras, exceto no mês de outubro, que contará com duas datas. Cada terça-feira do mês será ocupada por uma atração diferente. Serão sete programas diferenciados, tendo duração de até 1h20min, sem intervalos e com classificação indicativa livre.

Repertório:

Carlos Gomes
Sonata em Ré para quarteto de cordas
"Burrico de Pau"

- Allegroanimato
- AllegroScherzoso
- Largo - Adagio lento e calmo
- Vivace

Wolfgang Amadeus Mozart

Quarteto em Dó maior KV 465
"As Dissonâncias"

- Adagio - Allegro
- Andante cantabile
- Menuetto (Allegro)
- Allegromolto

Quarteto Bessler
Bernardo Bessler, violino I
Priscila Plata Rato, violino II
Christine Springuel, viola
Marcus Ribeiro, violoncelo
  
Serviço:

Brasil a 4

Programação:

09/10: Quarteto Bessler
30/10: Quarteto de Trombones
13/11: Quinta Essentia
18/12: Quarteto da UFF ( Data a ser confirmada)

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio
Endereço: Primeiro de Março, 66, Centro – RJTeatro II
Horário: 12h30 e 19h.
Informações: 21 - 3808-2020
Entrada: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 ( meia)
Classificação: Livre
Produção: Candela Produções
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: CCBB
Acesso para pessoas com deficiência

Nenhum comentário: