sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mixer Guri


Projeto Guri lança software online e interativo que permite a criação de músicas com vozes, letras e instrumentos

Maior programa sociocultural do Brasil lança o MIXER GURI, software online e interativo que permite a criação de músicas com vozes, letras e instrumentos de artistas como Antonio Pinto, Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra e Naná Vasconcelos.
Já pensou em misturar uma letra do Arnaldo Antunes, com a percussão do Naná Vanconcelos e a guitarra do Edgard Scandurra? E que tal soltar sua imaginação para criar sua própria música, ganhar um clipe para ela, compartilhar o MP3 pela internet e ainda por cima colaborar com o maior programa sociocultural do Brasil, que ensina música para mais de 50 mil crianças e jovens? Esta é a proposta do MIXER GURI, plataforma online de diversão e música que o Projeto Guri, programa sociocultural do Governo do Estado de São Paulo, acaba de lançar em www.mixerguri.org.br.

O MIXER GURI é um software interativo que torna possível criar músicas e arranjos a partir de instrumentos e vozes pré-gravadas. Ao lado de atuais guris (alunos) e de ex-guris, vários artistas gravaram bases vocais e instrumentais em diferentes ritmos, passando pela música popular, percussão e rock. Para jogar, basta acessar o menu “faça sua música” e se divertir com 64 trechos de instrumentos e vozes, que podem ser misturados de variadas maneiras, chegando a mais de centenas de resultados diferentes. Para se inspirar, o usuário pode conferir um clipe com a música base, que indica alguns caminhos que cada um pode percorrer para criar sua própria música. O interessado também pode salvar sua criação e espalhá-la pela rede por uma taxa que varia entre 50 centavos e 16 reais e que será totalmente revertida ao projeto. Além disso, poderá escolher um toy art (personagens criados para o MIXER), wallpapers, ringtones e outros produtos do Projeto Guri antes de finalizar sua compra.
“O Mixer utiliza a tecnologia para aproximar as pessoas do Guri, o mais importante programa de inclusão social e iniciação musical do Governo de São Paulo”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo. Alessandra Costa, diretora executiva da Associação Amigos do Projeto Guri, executora do programa, explica que a ideia do MIXER nasceu com a proposta de envolver cada vez mais pessoas em torno do Guri, para que possam conhecê-lo e colaborar com o trabalho realizado pela organização. “Se o Projeto Guri funciona por música, nada mais coerente que nossa campanha de captação de recursos seguisse o mesmo ritmo”.
Segundo ela, a partir da ideia estruturada, o passo seguinte foi convidar o músico, multi-instrumentista e premiado produtor Antonio Pinto, que já foi indicado duas vezes ao Oscar e uma vez ao Globo de Ouro por trilhas sonoras desenvolvidas para o cinema, para assinar a direção artística do MIXER. Também é dele, em parceria com o Arnaldo Antunes, a composição que serve como base do projeto e que deu origem aos fragmentos combináveis que possibilita as outras centenas de versões da música. Antonio também foi o responsável pela seleção e convite as estrelas que emprestaram seu talento ao MIXER GURI. Missionário José, que já havia trabalhado no CD Projeto Guri Convida em 2009, assina a co-produção musical.
“Convidamos profissionais que poderiam agregar qualidade e criatividade a nossa causa, como o Arnaldo Antunes, que criou uma letra que é uma verdadeira poesia concreta, que pode ser lida, relida e cantada em vários sentidos”, explica Alessandra Costa. “É uma honra poder contar com a participação de tantos artistas incríveis. Tenho certeza que os usuários do MIXER GURI vão se divertir muito com o que preparamos”.
Além de Antônio Pinto e Arnaldo Antunes, participam do projeto Naná Vasconcelos, Jaques Morelenbaum, Edgar Scandurra, Siba, Fernando Catatau, Toninho Ferragutti, Teco Cardoso, Guilherme Kastrup e grupo Ensemble, além de dezenas de alunos e ex-alunos do Projeto Guri. Conheça os perfis dos participantes em www.mixerguri.org.br.

Nenhum comentário: