quarta-feira, 29 de junho de 2011

Zukerman atuará como regente e solista em repertório de obras de Beethoven

O israelense Pinchas Zukerman, que passará uma semana no Festival
Na noite de 2 de julho, sábado, a plateia lotada do Auditório Claudio Santoro poderá ver de perto a performance do regente, violinista e violista israelense Pinchas Zukerman, que atuará à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), tocando repertório totalmente dedicado a Ludwig Van Beethoven.

O Governador do Estado, Geraldo Alckmin, realizará a abertura oficial do 42º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão “Dr Luís Arrobas Martins”, às 21h, no Auditório Claudio Santoro, residência do Festival, ao lado do Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, e da Irmã Rosane Ghedin, Diretora-Presidente da Santa Marcelina Cultura, Organização responsável pela produção do Festival.

Em seguida, a OSESP sobe ao palco para iniciar seu concerto, que será transmitido ao vivo pela Rádio e TV Cultura. Pinchas Zukerman junta-se à orquestra para reger as duas primeiras obras do repertório: Abertura de As Criaturas de Prometeu, op. 43 (primeira peça de Beethoven feita para balé), e Sinfonia n. 1, op. 21, em dó maior. A primeira sinfonia de Beethoven tornou-se uma de suas criações mais famosas, contribuindo para a o início da construção da reputação deste grande compositor.

Depois do intervalo, Zukerman assume também a posição de solista, para a apresentação do Concerto para violino e orquestra, op. 61, em ré maior, obra que mostrará ao público o onipresente virtuosismo violinístico do solista ao longo da obra.

Zukerman não encerra sua participação no Festival com este concerto. O violinista permanece em Campos do Jordão até o dia 10 de julho. Durante a semana, realizará master classes com os bolsistas que participam do programa pedagógico do Festival e ensaios com seu grupo de câmara, Zukerman Chamber Players, para o concerto da noite de 9 de julho, no mesmo Auditório Claudio Santoro.

Nenhum comentário: