sexta-feira, 12 de julho de 2013

Como arrumar um estágio em três passos


Querer, apenas, não basta para conseguir um estágio. Ele dificilmente cairá do céu, caso você fique esperando sentado. Saia da zona de conforto e lembre-se que você não é o único a desejar um lugar ao sol:
a concorrência é grande.

Por isso, é muito importante preparar-se com dedicação para os processos seletivos em que participar. Não existe fórmula infalível. Porém, o caminho das pedras é relativamente simples, desde que percorrido com a devida importância e atenção.

Ao seguir os três passos que mostraremos a seguir, suas chances de ingresso ao tão desejado estágio aumentarão significativamente:

Primeiro passo: Monte um currículo caprichado

Lembre-se que a primeira impressão é a que fica. Seu currículo, o cartão de visitas de seu perfil profissional. Sendo assim, todo o cuidado ao montá-lo é de suma importância.

Imagine que o recrutador irá visualizar uma série de currículos além do seu. Por conta disso, é importante que ele seja sucinto, informativo e organizado para, sobretudo, chamar a atenção do recrutador.

- Sucinto, ao se estender por no máximo duas páginas:

A máxima “menos é mais” é de grande valia na hora de montar seu CV.

Evite frases como “tenho muita força de vontade, sou organizado, tenho facilidade em trabalhar sob pressão”. Ou você realmente acredita que o recrutador vai se basear somente no seu currículo para saber se você é ou não uma pessoa que sabe lidar com pressão?

- Informativo, por conter todas as informações essenciais:

Caso tenha experiência profissional, especifique o período (ex.: Março 2010 – Fevereiro 2011) em que permaneceu no cargo, bem como quais atividades você exerceu no mesmo. Lembre-se, porém, que a máxima
“menos é mais” continua valendo. Seja sucinto ao descrever as atividades.

Se você não possui experiência profissional, cite grupos de pesquisa em que já participou, trabalhos acadêmicos e até mesmo trabalhos voluntários.

Além disso, coloque pelo menos três meios para que o entrevistador entre em contato com você: e-mail, telefone fixo e celular. Lembre-se que a concorrência é grande e o recrutador não vai ficar perdendo
tempo, tentando inúmeras vezes e ao longo de dias, estabelecer a comunicação com você.

- Organizado, para facilitar a leitura de quem o está lendo:

O cuidado vai desde a fonte utilizada, layout do currículo, até a ordem das informações apresentadas: Informações pessoais, Formação Acadêmica, Experiência Profissional e, por último, Cursos Extracurriculares.

As fontes mais indicadas são: Courier, Arial, Verdana e Lucida Sans. O tamanho dependerá da fonte e deverá estar entre 10 e 13, no máximo.

Segundo passo: envie seu currículo para o máximo de vagas possível

Tenha em mente que procurar um estágio tem tudo a ver com estatística!

Para que você consiga uma entrevista, será necessário enviar seu currículo para uma série de vagas anunciadas. Para ser aprovado, provavelmente você deverá participar de mais uma série de entrevistas.

Faça a matemática e você perceberá que, neste caso, “quanto mais, melhor”. Não seja inflexível, mande seu CV para o máximo de vagas que tenham a ver com o seu perfil, mesmo aquelas que você acredita que não
sejam “tão legais”. Você poderá se surpreender no momento da entrevista.

Terceiro passo: prepare-se para a entrevista

Não se atrase de jeito algum! Tenha respeito pela agenda da pessoa que o entrevistará. Caso algum imprevisto aconteça, entre em contato o mais breve possível com o entrevistador. Isso demonstrará que você
continua interessado na vaga e, mais importante, que é responsável, qualidade extremamente valorizada pelas empresas. Provavelmente, o entrevistador agendará uma nova data para a entrevista.

Além disso, é importante conhecer um pouco mais sobre a empresa antes de ir à entrevista. Obviamente, não é necessário que você decore todas as informações disponíveis. Porém, este conhecimento reforçará que
você está interessado na vaga, além de demonstrar pró-atividade.

Prepare-se! Não tenha vergonha, vale até mesmo treinar na frente do espelho. Perguntas comuns em entrevistas:

- Conte-me mais sobre você;
- Por que você está interessado nesta vaga?
- Por que você se considera apto a vaga?
- Cite 3 qualidades e 3 defeitos;
- Quais são seus objetivos profissionais?

Por fim, lembre-se novamente que a primeira impressão é a que fica. Tenha cuidado com a imagem que você apresentará ao entrevistador:

- No caso dos homens, cabelos penteados e barba feita/bem aparada. Bermuda, camiseta regata e chinelos estão proibidos!
- Cabelos penteados e maquiagem discreta, no caso das mulheres. Prefira esmaltes com cores neutras. Blusas decotas, saia curta e roupas justas estão proibidas!


Boa sorte!

Nenhum comentário: