terça-feira, 16 de julho de 2013

Projeto tem 20 vagas gratuitas para jovens músicos de Piracicaba, SP


 
O projeto jovens músicos, de Piracicaba (SP), oferece 20 vagas gratuitas para alunos (iniciantes ou não) interessados em aprender instrumentos musiciais: violino, viola erudita, contrabaixo acústico, trompete, trombone, flauta, clarineta e fagote. Estão abertas ainda vagas para músicos que desejam integrar a Orquestra Filarmônica Jovem da cidade. As inscrições devem ser feitas de 17 a 31 de julho.
As aulas gratuitas e as apresentações da orquestra são atividades culturais realizadas pelo Ministério da Cultura e Associação Amigos da Música de Piracicaba (AMPI), através da Lei Rouanet. O projeto e a orquestra são coordenados pelo maestro Anderson Oliveira, que destaca a equipe de professores altamente qualificada.
“Os alunos terão a oportunidade de estudar com professores de alto nível, como o violinista Claudio Mahle, formado na escola superior de música de Detmold, na Alemanha, e Emerson Teixeira, trombonista solista da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (USP)”.
Além do aprendizado semanal, os alunos participam de aulas especiais com professores convidados, de renome internacional, como o violinista Pablo de León, atual spalla das orquestras e do Teatro Municipal de São Paulo e Sinfônica Brasileira.
Os aprendizes de música erudita aprenderão ainda com os professores convidados Renato Bandel (viola), formado na academia da Orquestra Filarmônica de Berlim, e Wilson Sampaio (violoncelo), que atualmente é spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
De acordo com o maestro Anderson Oliveira, o projeto jovens músicos visa levar a música erudita às pessoas que têm pouco acesso. “O mais importante é a democratização cultural, a promoção social de crianças e jovens, mas, claro, com formação de alto nível.”
Orquestra
Para integrar a Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba - uma oportunidade para aprender repertório orquestral e trabalhar leitura avançada -, o projeto inscreverá músicos que tocam violino, viola erudita, violoncelo, contrabaixo acústico, clarineta e fagote.
Os interessados em fazer aulas ou integrar a orquestra devem ter idade até 29 anos e inscrever-se no site www.filarmonicajovem.com.br ou pelo telefone (19)

Avaliação
O teste para iniciantes será feito por meio de entrevista. Os iniciados inscritos para a orquestra deverão apresentar um trecho de uma obra sinfônica, indicado pelo projeto, leitura de partitura e uma peça de livre escolha.
Postar um comentário