sexta-feira, 14 de março de 2014

Abertas inscrições ao Encontro Internacional de Performance Histórica


Encontro abre a série internacional de eventos que marca os 60 anos do Conservatório de Tatuí
O Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo, abriu nesta segunda-feira, 10, inscrições ao IV Encontro Internacional de Performance Histórica. Trata-se do primeiro evento internacional deste ano, a ser realizado no período de 23 e 26 de abril, com objetivo de celebrar os 60 anos de fundação do Conservatório de Tatuí.

As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de abril pelo site conservatoriodetatui.org.br/eperformance, pelo correio ou pessoalmente no Centro de Produção do Conservatório de Tatuí à Rua São Bento, 415. A taxa de inscrição é de R$ 40 até o dia 16 de abril. Alunos e professores do Conservatório de Tatuí não pagam taxa de inscrição desde que se inscrevam até a data obrigatória.

Os inscritos ao evento têm direito à participação em todas as atividades pedagógicas e artísticas do evento. São masterclasses, workshops, palestras, recitais e concertos. Todos voltados à linguagem de performance histórica.

O Encontro Internacional de Performance Histórica, que está em sua quarta edição, é realizado de forma bienal com objetivos de oferecer diversas atividades que proporcionem a reunião de interessados na linguagem da música antiga e a oportunidade para o músico tradicional em conhecer, desenvolver e ampliar suas possibilidades de interpretação historicamente informada, abrindo novos horizontes dentro da linguagem musical. O destaque fica para a orientação de professores com grande expressividade no âmbito da performance histórica.

Neste ano, serão oferecidos masterclasses dos instrumentos flauta doce; traverso (flauta transversal barroca); violino barroco e viola barroca; violoncelo barroco e viola da gamba; cordas dedilhadas históricas (alaúde, teorba e guitarra barroca); cravo e fortepiano; clarinete histórico; trompa natural; canto barroco. Também haverá prática de orquestra de câmara (violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, cravo e alaúde); comunicações de pesquisas; concertos de professores e músicos convidados; e recitais de alunos.

Serão oferecidas 20 vagas por instrumento, sendo 15 vagas para participantes e 5 para ouvintes em cada masterclass, com exceção das atividades voltadas à flauta doce, que disponibilizarão 40 vagas, sendo 25 para participantes e 15 para ouvintes.

Os 40 primeiros inscritos com mais de 18 anos de idade que solicitarem estadia terão direito à alojamento gratuito, oferecido pelo Conservatório de Tatuí.

Artistas convidados

Sob coordenação de Débora Ribeiro, também responsável pela área de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, O IV Encontro Internacional de Performance Histórica receberá alguns dos mais destacados artistas da área do Brasil e Europa. Estão confirmadas as participações de Maurice van Lieshout (Holanda, flauta doce); Livia Lanfranchi (Itália/Brasil, traverso); Alessandro Santoro (Brasil/Holanda, fortepiano/cravo); Guilherme de Camargo (Brasil/Holanda, cordas dedilhadas históricas); Luís Otávio Santos (Brasil/Holanda, violino e viola barrocos); Diego Schuck Biasibetti (Brasil/Alemanha, violoncelo barroco, viola da gamba); Rosemeire Moreira (Brasil/Inglaterra, canto barroco); Luciano Pereira (Brasil, clarinete histórico); Celso Benedito (Brasil/Inglaterra, trompa natural) e Monica Lucas (Brasil/Holanda, palestrante). A regência da orquestra do evento estará à cargo de João Guilherme Figueiredo. Também participarão como músicos convidados Fulvio Ferrari e Dagma Eid.

Performance Histórica

A área de Performance Histórica trabalha questões ligadas à “Música Antiga”, termo descrito por duas definições distintas, porém relacionadas entre si, de “Música Antiga”.

A primeira definição é baseada em um período histórico, ou seja, é a música da Idade Média, Renascimento e Barroco, pelo fato de que não existe uma tradição contínua de execução. Em outras palavras, tal música parou de ser executada depois de sua época e precisou ser revivida em nossa própria era. Até meados do século XIX, tanto público, como músicos, raramente se interessavam por outra música que não fosse aquela produzida naqueles dias. Assim, após alguns anos de execução, a maioria das obras normalmente caía no esquecimento.

No início do século passado, mais precisamente por volta de 1930 surgiu, inicialmente na Europa, grande interesse pela performance musical histórica, onde as formas interpretativas foram repensadas e pesquisadas de acordo com a época e a origem das composições. A música do Renascimento e da Idade Média incita o intérprete a atuar como um verdadeiro arqueólogo, buscando através de outras fontes, como iconografia e relatórios de época, dados que permita reconstruir a forma como esta música era realizada.

A segunda grande definição de "Música Antiga" é o aspecto da performance, o desejo de recriar (executar) a música de uma época em particular com suas sonoridades e seus tratos estilísticos, incluindo-se também aí a música dos períodos Clássico e Romântico. Essa abordagem, chamada por muitos de Performance Historicamente Informada (PHI), frequentemente reside no uso de instrumentos "autênticos" (instrumentos originais ou cópias). Dentro deste movimento chamado "Música Antiga", uma corrente denominada "Autêntica", defende a execução musical em instrumentos, réplicas de época, tornando-se uma especialidade com cada vez mais adeptos. Um exemplo dessa corrente é a Sociedade de Instrumentos Antigos de Paris, que jamais deixou de executar música com instrumentos originais ou cópias dos mesmos.

60 Anos

Os 60 anos de fundação do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí serão lembrados com a realização de 24 eventos importantes – entre festivais, encontros e concursos nacionais e internacionais – ao longo deste ano de 2014. A agenda será agregada às dezenas de concertos realizadas mensalmente.

Todos os demais encontros internacionais – de Madeiras de Orquestra, Metais, Violonistas, Saxofonistas, Percussão, Cordas, Pianistas, Canto/Ópera e Coros – serão realizados até novembro deste ano.

Também estão confirmados os três eventos relacionados ao Festival de MPB – Certame da Canção, Raiz e Tradição e Painel Instrumental -, além do Curso de Férias, Semana da Composição para Bandas e concursos nacionais como o de Piano e Luteria.





IV Encontro Internacional de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí

Débora Ribeiro, coordenação

Inscrições até 16 de Abril de 2014

Taxa: R$ 40,00

Inscrições e informações: www.conservatoriodetatui.org.br/eperformance

Mais informações: performancehistorica@conservatoriodetatui.org.br / 15 3205-8444



Foto: Divulgação

https://www.dropbox.com/s/gjdj0x5weiwrg83/Foto%20-%20Maurice%20van%20Lieshout.jpg



Legenda: Holandês Maurice van Lieshout é um dos artistas confirmados no evento



Informações à imprensa

Deise Juliana Voigt / (15) 3205-8464 / (15) 99613-1922


comunica@conservatoriodetatui.org.br

Nenhum comentário: