sexta-feira, 14 de março de 2014

Coral alemão apresenta música sacra em Petrópolis


Petrópolis foi uma das quatro cidades escolhidas pelo coral Harvestehuder Kammerchor, de Hamburgo, na Alemanha, para um intercâmbio cultural. Em turnê pelo Brasil, eles irão apresentar um concerto na Catedral São Pedro de Alcântara, no Centro Histórico da cidade imperial, nesta sexta-feira (14). A apresentação terá música sacra e improvisação ao órgão. O Coral dos Canarinhos irá abrir o evento, que começa às 19h30 e tem entrada gratuita.

Os meninos dos Canarinhos irão cantar duas canções: Jerusalém quae edificatur, de Ricardo Tacuchian; e Psalmus Brevis, de João Guilherme Ripper. Já o coral Harvestehuder Kammechor vai cantar músicas como as clássicas Ave Maria, de Heitor Villa-Lobos; e Jesu menine Freude, de Johann Sebastian Bach.
Os alemães também irão realizar dois números de improvisação ao órgão. “Leonardo Dreams of His Flying Machine”, de Eric Whitacre; e “Singet dem Herrn ein neues Lied”, de Bach, são algumas das obras que serão executadas.
O coral Harvestehuder Kammerchor foi fundado em 1980, e ganhou vários prêmios nacionais e internacionais desde então, conquistando uma excelente reputação em toda a Europa. O repertório é variado, indo do Renascentismo até a música contemporânea do século XXI. O coral de Hamburgo já foi convidado para diversas turnês, em toda a Europa, passando por países como Itália, Canadá e Inglaterra.
“Este renomado coro está visitando também outras cidades do Brasil, como Rio e São Paulo, e fez questão de vir a Petrópolis para cantar e conhecer o Coral dos Canarinhos. Isso para nós é motivo de muito orgulho em saber que somos bem conhecidos no exterior”, afirmou o maestro do Coral dos Canarinhos, Marco Aurélio Lischt.

A Catedral São Pedro de Alcântara fica na Rua São Pedro de Alcântara, 60, no Centro Histórico de Petrópolis. Mais informações sobre a apresentação e a das atividades do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis podem ser consultadas pelo telefone (24) 2104-4141, pelo site http://www.canarinhos.com.br ou pelo Facebook: http://fb.com/canarinhosdepetropolis.

Nenhum comentário: