terça-feira, 11 de março de 2014

Big Band e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí abrem série de concertos gratuitos


Grupos apresentam show “Outras Coisas”, com temas de Moacir Santos; entrada é franca na segunda, 10, às 20h30



Dois dos principais grupos pedagógico-artísticos do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo – abrem na segunda-feira, dia 10/03, a série de concertos “Boas-Vindas 2014”, organizada para marcar a abertura da temporada artística e a volta às aulas de alunos da escola de música, luteria e artes cênicas.

A Big Band e a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí apresentam o show “Outras Coisas”, com temas do compositor Moacir Santos especialmente arranjados por Paulo Flores, coordenador da Jazz Combo. A Big Band tem coordenação de Celso Veagnoli.

Na primeira apresentação da série, o programa inclui as obras “Coisa n. 10”, “Bluishmen”, “Coisa n. 5 – Nanã”, “Mãe Iracema”, “Amalgamation”, “Maracatucutê”, “Kathy” e “Quiet Carnaval”.

A apresentação é uma repetição do show já apresentado em agosto de 2012, com a integral do LP “Coisas”, de 1965, com exceção de quatro obras. “‘Outras Coisas!’ é um show em que a coisa soma! Junta-se a Big Band e o Combo na ideia que o somar jamais deve ser pra mais e sim pra melhor. Melhor impossível”, diz Flores. “Faremos oito temas do Moacir Santos adaptados por mim para essa formação somativa, porém mantendo sempre o respeito pela caneta do bom e dócil maestro de Flores, cidadezinha no sertão de Pernambuco. Dos dois shows que fizemos com o Combo, adaptei de ‘O Maestro’, ‘Maracatucutê’, que está muito mais próximo da versão original; e ‘Amalgamation’, esse bem mais ampliado; do “Coisas”, ‘Nanã’, que é o ‘Coisa#5’ e ‘Coisa #10’. Das oito escritas para esse show, teremos então quatro estreias nesse universo Moacir Santos: ‘Kathy’, ‘Bluishmen’, ‘Mãe Iracema’ e ‘Quiet Carnaval (Orfeu)’”, explicou ele.

Semana de Boas-Vindas - A ‘Semana de Boas-Vindas’ segue com apresentações gratuitas na terça-feira, dia 11, quando estão programadas duas apresentações. A primeira às 18h, do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, sob coordenação de Alexandre Bauab Jr.. O concerto será no auditório da Unidade II (rua São Bento, 808); e às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, acontece show de lançamento do CD “Marco Pereira & Toninho Ferragutti”, projeto patrocinado pelo ProAC. O show une o violonista Marco Pereira e o acordeonista Toninho Ferragutti, dois dos principais instrumentistas da atualidade. O evento também tem entrada franca.

Na quarta-feira, dia 12, às 20h30, a atração é o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, coordenado por Luis Marcos Caldana, no Teatro Procópio Ferreira, também com entrada franca.

Na quinta-feira, dia 13, às 18h, a atração será a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí e o Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, que fazem apresentação conjunta. A coordenação é de Edson Lopes e Selma Marino. O concerto será no Auditório da Unidade II, com entrada franca.

Na sexta, 14, serão duas apresentações. A primeira acontece às 18h, pelo Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, sob regência de Cadmo Fausto. A apresentação será no Auditório da Unidade II.

Ainda na sexta, 14, às 20h30, está programado concerto da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência de João Maurício Galindo, no teatro Procópio Ferreira, com entrada franca.

No sábado, 15, às 20h30, será realizado concerto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência de Dario Sotelo e solos de Luciano Vaz. O concerto tem entrada franca no Teatro Procópio Ferreira.

SERVIÇO

Show “Outras Coisas”, de Moacir Santos

Segunda-feira, 10 de março, 20h30

Jazz Combo e Big Band do Conservatório de Tatuí

Paulo Flores e Celso Veagnoli, coordenação

Teatro Procópio Ferreira

Rua São Bento, 415 – Centro

Bilheteria: Compra e retirada de ingressos de terça a sexta, das 17h às 19h, e nos dias de realização de eventos a partir das 18h. Alunos do Conservatório de Tatuí não pagam ingressos.


Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário: