terça-feira, 14 de setembro de 2010

Brasília ouve a história da música

Concertos e shows com uma cronologia da música erudita e da MPB ocupam a Sala Funarte Cássia Eller, em Brasília (DF), até novembro de 2010. Estão programadas 40 apresentações, workshops e oficinas, às sextas-feiras e sábados. Elas integram o projeto A Música na Linha do Tempo, contemplado em 2010 pelo Edital de Ocupação da Sala.
A programação inclui 20 concertos, com um panorama da música erudita universal através dos tempos, mostrando seus períodos e fases, e 20 shows que contam a história de música popular brasileira. É um passeio pelos vários movimentos da música, em ordem cronológica, descrevendo suas características, a partir de seus principais compositores e intérpretes. Além dos shows, também são oferecidas atividades formativas gratuitas, como os workshops de setembro, com o tema “Instrumentos de Música Popular”, dirigidos aos alunos de uma escola pública.
A programação de setembro começa nesta sexta-feira (3) com uma retrospectiva dos anos 1950 a 1969, na qual os cantores Sérgio Magalhães e Alice Accorsi contam a história do samba-canção. Haverá shows em homenagem à Bossa Nova, à era dos Festivais e à Jovem Guarda – com uma coletânea de ieieiês. A primeira apresentação de música erudita é no sábado (4). É o concerto do Trio Tocatta, que interpreta as mais significativas composições do Classicismo. Serão apresentados mais três concertos em setembro, dois deles em homenagem a Beethoven.
Veja aqui a programação completa
Julho a novembro de 2010 – sextas-feiras às 20h30 e sábado às 17h
Sala Funarte Cássia Eller
Endereço: Eixo Monumental/Setor de Divulgação Cultural, lote 2, Brasília DF
Telefone: (61) 3322-2076
Ingressos R$ 10. Meia entrada R$ 5
Realização: Soar Produções Artísticas (DF)
Projeto contemplado com o Edital de Ocupação da Sala Funarte Cássia Eller
Workshops “Instrumentos de Música Popular”
Às quintas-feiras do mês de setembro, das 10h às 12h. – dirigidos aos alunos da Escola Parque 308 sul. Entrada franca.

Nenhum comentário: