quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Femusquim leva música para as ruas do Morro dos Alagoanos em Vitória – ES

Mesa vira percussão, paliteiro se transforma em chocalho e caixa de fósforos dá o ritmo da canção. Para celebrar composições que nasceram sem pretensão de se tornarem sucessos, mas que são hinos da boemia, o Morro dos Alagoanos vira palco do 14º Festival de Música de Botequim, o tradicional Femusquim.
O evento acontece desta quinta-feira (16) a sábado (18) e tem como principal convidado o portelense Monarco. A realização é da Associação Cultural Boca da Arte, em parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Este ano, são dois os homenageados: Noel Rosa e Adoniran Barbobsa, cujos centenários de nascimento são comemorados em 2010. Grandes compositores de samba, o carioca e o paulista, respectivamente, escreveram seus nomes na história do gênero musical.
A programação começa sempre às 20h. Nesta quinta-feira (16), shows com Samba Choro, Mara Veloso e Emersom Xumbrega. Na segunda noite será a vez de Grupo Ilha, Vera da Mata, Monarco e Cyara. Para encerrar a festa, no dia 18, sobem ao palco Grupo Carne de Gato, Dennise Pontes e Pedrinho Nó na Madeira.
Hildemar Diniz, o Monarco, foi discípulo de Paulo da Portela. Com melodias apuradas e letras ricas, ele compôs músicas que são referência no samba brasileiro, como “Quitandeiro”, “Tudo Menos Amor”, “O lenço”, “Passado de Glória” e “Vai Vadiar”. O apelido Monarco recebeu aos seis anos, quando já frequentava as rodas de samba na Portela.
Tradição
Para os moradores do Morro dos Alagoanos e todo o público que prestigia o evento, o Festival representa uma forma de trazer à tona uma enorme riqueza de estilos musicais, compositores e cantores da mais alta importância do panorama da cultura musical brasileira.
“Além de movimentar a cena cultural de Vitória com atrações musicais durante três noites de festa, o Femusquim ainda tem o importante papel de fortalecer a identidade cultural da Cidade por meio da música, ressaltando a tradição popular”, destaca o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.
Serviço

14º Femusquim – Festival de Música de Botequim
Quando: de 16 a 18 de setembro, sempre a partir das 20h.
Onde: Morro dos Alagoanos, Vitória.
Atrações:
Dia 16 – Samba Choro, Mara Veloso e Emersom Xumbrega;
Dia 17 – Grupo Ilha, Vera da Mata, Monarco e Cyara;
Dia 18 – Grupo Carne de Gato, Dennise Pontes e Pedrinho Nó na Madeira.
Entrada franca

http://www.vitoria.es.gov.br/secom.php?pagina=noticias&idNoticia=4306

Nenhum comentário: