segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Masterclass de cordas da série ‘Concertos Internacionais’ abre vagas para aula de oboé – ES


A Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (Fames) abre as inscrições para as masterclasses do projeto Cultura na Escola – série “Concertos Internacionais” que acontece no dia 29 de setembro, às 16 horas, na Fames, ministradas pelos músicos da Orquestra checa de Brno, “Os Solistas de Câmara Checos”.
As masterclasses serão gratuitas proporcionando aos estudantes, professores e apreciadores da música o aprimoramento da arte musical, abrangendo todos os gêneros da música erudita.A novidade desta quarta edição das masterclasses será o oboísta, Vilem Veverka, além das tradicionais aulas de violino com Miroslav Zavadilík, viola com Petr Psenica e violoncelo com Pavel Sabacký.

Curiosidade

Oboé vem do nome francês hautbois, que significa madeira alta, devido ao seu registro agudo. Embora a pronúncia atual de hautbois se assemelhe a oboá, até o século XVII a pronúncia era oboé. Como o instrumento já havia se espalhado pelo mundo quando esta mudança ocorreu, o nome permaneceu assim em português e em algumas outras línguas. Pela mesma razão, em algumas línguas o instrumento é chamado de oboa.
As notas graves do oboé são densas e ricas e as mais agudas, rarefeitas e penetrantes. O som do oboé é nasalado, caracteristicamente mais áspero (mais palheta) quando comparado com o timbre claro e aberto da flauta.
O oboé é considerado por muito um instrumento de difícil execução, mas compensado bela beleza de seu som.

Para obter mais informações sobre as masterclasses, basta ligar para o telefone (27) 3636-3620, na Assessoria Acadêmica da Fames. O atendimento é realizado das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da FamesDaniela Ramos/ Paula Norbim
Tels.:3636-3611 - publicidade@fames.es.gov.br ou ass.imprensa@fames.es.gov.br
Fonte: http://www.es.gov.br/site/noticias/show.aspx?noticiaId=99712420

Nenhum comentário: