terça-feira, 7 de maio de 2013

AV-Rio, Assossiação de Violão do Rio de Janeiro, promove XI Seleção de Jovens Talentos


Estão abertas as inscrições para a XI Seleção de Jovens Talentos da Associação de Violão do Rio (AV-RIO) que este ano homenageia Marco Pereira, docente da Escola de Música e internacionalmente reconhecido como um dos grandes nomes do violão brasileiro das últimas décadas.
Realizado anualmente, o concurso que em 2013 conta com o apoio do Goethe Institut premiará três jovens violonistas. Para participar, os candidatos deverão comprovar residência no Estado do Rio de Janeiro há pelo menos dois anos do mês do certame (ou seja, junho de 2011), além de concordar com as normas do certame que podem ser consultadas a partir do link respectivo ou no site da associação.
Criado em 2003 para aumentar as oportunidades de jovens violonistas, o concurso desde 2008 encomenda uma obra inédita de um compositor brasileiro para ser estreada pelos concorrentes como peça de confronto. Este ano, a obra de Marco Pereira será disponibilizada a partir da segunda quinzena de março.
Fundada em 2001, a AV-Rio tem realizado centenas de eventos, lançado três CDs coletivos e organizado onze concursos (10 regionais e um nacional). Certames organizados pela associação motivaram a composição ou promoveram a estreia de obras como Passacalha para Fred Schneiter (2002) e Alternâncias (2008), ambas de Edino Krieger; Dez Estudos para violão (2009), de Ricardo Tacuchian; Dez Estúdios para Violão (2010), de Luiz Otávio Braga; Tocata para Violão (2011),  Pauxy Gentil-Nunes; e Prelúdio e Fughetta No. 2 (2012), de Marcelo Rauta.
Marco Pereira
Natural de São Paulo onde fez seus estudos de violão sob a orientação do mestre uruguaio Isaias Sávio no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, Marcos Pereira recebeu o título de Mestre em Violão pela Université Musicale Internationale de Paris e defendeu tese sobre a música de Heitor Villa-Lobos no Departamento de Musicologia da Universidade de Paris-Sorbonne. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Composição da UFRJ.
Com uma discografia de mais de dez CDs e vários prêmios importantes, suas composições estão editadas pela Editora Lemoine de Paris e pela GSP (Guitar Solo Publications – San Francisco, CA – USA. Suas obras para violão têm sido gravadas e tocadas em concerto por grandes intérpretes americanos e europeus. Mais informações no site do músico.

Nenhum comentário: