segunda-feira, 4 de julho de 2011

Inverno cultural no circuito histórico de MG

Ouro Preto, famoso por abrigar o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, se prepara para receber turistas no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2011, que tem início a partir de amanhã.
O evento abrange uma série de oficinas ligadas nas propostas dos produtores culturais de todo País e da equipe de curadores selecionados nas áres de Artes Cênicas, Música, Artes Plásticas e Visuais, Literatura, Patrimônio e Infantojuvenil. São 42 oficinas para aperfeiçoamento de técnicas artísticas com 1.200 vagas.
O evento tem duração de 17 dias e é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com as prefeituras de Ouro Preto e Mariana. Um dos destaques da programação é o Fórum das Artes, que coordena série de oficinas, palestras e seminários para reforçar o espaço de discussão, criação e transmissão do conhecimento científico.
A expectativa da coordenação do Festival de Inverno é que o evento atraia cerca de 250 mil pessoas nas três semanas. "Como o semestre letivo da universidade começou mais tarde vamos contar com muitos estudantes. O festival já faz parte da comunidade, é algo que vem fazendo a sociedade se organizar para receber os visitantes", explica o pró-reitor de Extensão, Armando Wood, coordenador do festival.
O primeiro Festival de Inverno de Ouro Preto ocorreu em 1967. Foi formatado inicialmente por um grupo de professores da escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com o intuito de levar a arte à coletividade. Realizado em Ouro Preto como atividade de extensão, o festival teve uma segunda e consolidada edição em 1968. Apesar da forte repressão da ditadura militar, o evento realizado nesse e nos anos seguintes propiciaram espaços para o debate e a reflexão, englobando questões políticas em âmbito nacional e internacional.
Em 2004, a Universidade Federal de Ouro Preto assumiu a realização do evento, envolvendo também a cidade de Mariana com a proposta de integração das atividades culturais nas duas primeiras capitais de Minas Gerais.

Confira a programação completa
http://www.dgabc.com.br/News/5896316/inverno-cultural-no-circuito-historico-de-mg.aspx
Postar um comentário