segunda-feira, 4 de julho de 2011

Piracicaba recebe Orquestra do Festival

Bolsistas de Campos do Jordão são convidados do Festival de Piracicaba

Este ano, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão promove, pela primeira vez, a oportunidade para sua Orquestra tocar em quatro cidades do Estado de São Paulo além de Campos do Jordão e São Paulo, que já recebiam a Orquestra em edições anteriores. A Orquestra, formada pelos bolsistas que participam do programa pedagógico do Festival, fará concertos em Piracicaba, Americana, Santos e São Caetano do Sul. Esta itinerância, além de agregar experiências nunca antes vividas pelos jovens músicos, levará um pouco do Festival para um público que, em sua maioria, tem pouco contato com esse tipo de programação.

O primeiro concerto da itinerância será em Piracicaba, no dia 19, às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A apresentação acontecerá graças a uma parceria do Festival de Campos do Jordão com o II Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba.

O Festival de Piracicaba tem uma semana de duração, de 16 a 24 de julho e, este ano, recebe 200 estudantes de instrumentos de orquestra, composição e ensino musical. A programação artística do evento inclui, além da Orquestra do Festival de Campos do Jordão, nomes como a Orquestra Sinfônica Heliópolis, o grupo americano Center Brass Quintet, o coro americano Youth Singers of Calgary, a Camerata Mahle e o grupo polonês Capella Bydgostiensis.

Durante o Festival, alunos de instrumentos poderão frequentar master classes e palestras na cidade de Piracicaba, além de participar de ensaios para a montagem de uma orquestra sinfônica, assim como no Festival de Campos do Jordão, e uma orquestra de cordas. Ambas serão regidas pelo maestro Eduardo Bello. Os estudantes de composição, por sua vez, terão aulas ministradas pelo compositor e maestro Ernst Mahle. Além disso, o festival oferecerá um curso especial de ensino musical utilizando o método Dalcroze, ministrado por Iramar Rodrigues, destinado a educadores musicais, mas também a músicos em geral, professores de dança, teatro e todas as áreas relacionadas com o movimento corporal. Os eventos e aulas acontecerão nos seguintes espaços: Teatro Municipal de Piracicaba, Armazém da Cultura, Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle e Associação Amigos Mahle.

O Festival de Piracicaba selecionou para este ano estudantes de música de diversas faixas etárias, oriundos do Brasil e de outros países. Entre os responsáveis pelo programa didático do Festival de Piracicaba, estão: Matt Albert (viola), Helga Winold (violoncelo), Erik Higgins (contrabaixo), Roberto Paruzzo (piano) e Iramar Rodrigues (piano). O coordenador pedagógico do evento é o violoncelista André Micheletti.

Nenhum comentário: