sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

1º Festival Movimento Elefantes encerra 2012 com 6 horas de música instrumental, 8 big bands e 160 músicos



Em 16 de dezembro, domingo, às 14h, acontece, no Centro Cultural Rio Verde o 1º Festival Movimento Elefantes. Neste dia, 8 das 14 big bands do coletivo subirão ao palco do Centro Cultural Rio Verde para apresentar 6 horas de música instrumental, são elas: Big Band da Santa,  Speakin' Jazz Big Band, Orquestra HeartBreakers, Orquestra Urbana Arruda Brasil, Banda Jazzco, Grupo Comboio, Projeto Coisa Fina e Soundscape Big Band. O repertório será de composições autorais e standards do jazz.
Durante o evento o coletivo, também,  irá promover o Click Elefantes 2012 - foto histórica com os 160integrantes do Movimento Elefantes.
Prêmio Economia Criativa, expansão e lançamentos marcaram 2012
O festival é a comemoração do frutífero ano de 2012, quando o coletivo recebeu do Ministério da Cultura, o Prêmio Economia Criativa na categoria Gestão de Empreendimentos. O Movimento Elefantes foi contemplado em 40º lugar entre 100 selecionados no edital de fomento à iniciativas empreendedoras e inovadoras. O prêmio ratifica o modelo de gestão do coletivo e os três anos de ações colaborativas para difundir a música instrumental brasileira.
A expansão do coletivo, outro motivo de comemoração, agregou ao Movimento Elefantes mais quatro big bands - Ensemble Cayowaá, Nelsinho Gomes & NG8 Project, Orquestra Urbana Arruda Brasil e Speakin' Jazz -, todas se apresentam no festival.
O Movimento Elefantes também celebra outras realizações que aconteceram no ano, como por exemplo, os dois lançamento de CDs de bandas do coletivo: “Solistas” (Projeto Meretrio) e “ Narrativas de Sovrevivência” (Grupo Comboio).

Programação - 1º Festival Movimento Elefantes

14h - Big Band da Santa
15h - Speakin' Jazz Big Band
16h- Orquestra HB
17h - Orquestra Urbana Arruda Brasil
17h45 – Click Elefantes - Foto histórica 2012
18h30 - Banda Jazzco
19h30 - Grupo Comboio
20h30 - Projeto Coisa Fina
21h30 - Soundscape Big Band

Movimento Elefantes
Formado no início de 2009, o Movimento Elefantes é um coletivo de bandas de sopro (orquestras ou big bands) integrado por dez grupos paulistas: Banda Urbana, Projeto Coisa Fina, Projeto Meretrio, Big Band da Santa, Reteté Big Band, Grupo Comboio, Soundscape Big Band, Orquestra HB, Banda Savana e Banda Jazzco.
É também uma iniciativa inédita, sendo a primeira vez que um coletivo de big bands se reúne para difundir e formar público para a música instrumental por meio de ações colaborativas.
Todos os grupos trabalham com músicas autorais, além de interpretarem grandes compositores brasileiros, latinos e do jazz, entre os quais se destacam Moacir Santos, Duke Ellington e Thad Jones.  Apesar de contarem com uma formação instrumental parecida (saxofones, trompetes, trombones, baixo, guitarra, piano e bateria), cada grupo tem uma sonoridade e trajetória particular.
O grupo mais novo tem 4 anos (Projeto Meretrio) enquanto o mais velho, 36 (Banda Jazzco). Todos os grupos já rodaram pelas principais casas do circuito musical da cidade de São Paulo e por muitos festivais, teatros, SESCs e SESIs Brasil afora.
O Movimento Elefantes tem mobilizado o circuito de música instrumental também por ações divulgadas na internet.  O   Coletivo  tem site  próprio  e  está nas principais mídias sociais como o Twitter e o Facebook. O Movimento também exibe shows, por internet, ao vivo, pelo site http://www.shownaweb.com/
http://www.movimentoelefantes.com/
http://twitter.com/movelefantes

Histórico
Durante o primeiro ano de existência, o movimento estabeleceu parcerias com teatros, casas de show e bares paulistas, criando um circuito alternativo de música instrumental.
A Sala Crisantempo, o Teatro da Vila, o Centro Cultural Rio Verde e o Centro Cultural São Paulo são alguns dos lugares que receberam  os Elefantes, em temporadas  nas quais apresentaram um ou dois grupos diferentes a cada semana.
Ainda em 2009, foi o lançamento do DVDê – Movimento Elefantes no evento Estação Catraca Livre, no Centro Cultural Rio Verde. O material partiu da compilação de 1 videoclipe de cada banda pertencente ao coletivo até então. O resultado  traz   9 videoclipes  alinhavados pelo roteiro do diretor Pedro Dantas.
Em 2010, o Movimento teve como objetivo principal a disseminação da música instrumental na capital paulistana e, durante o ano todo, organizou shows às segundas-feiras no Teatro da Vila e no segundo semestre lançou um CD por mês, de cinco de suas Big Bands, no Museu da Casa Brasileira.
Em 2011 o coletivo deu seqüência às apresentações no Teatro da Vila, às segundas-feiras e recentemente inaugurou mais uma temporada – no Espaço Cultural Serralheria – com intuito de ampliar o circuito de música instrumental para o bairro da Lapa. Com isso, hoje, o Movimento Elefantes tem duas apresentações fixas na noite paulistana onde mostram o repertório e novas composições das Big Bands.
O valor  cobrado pelo ingresso, na maioria dos shows, fica a critério do público, em uma proposta que ficou conhecida como "Pague quanto vale" - cada espectador contribui  no final da apresentação com a quantia que desejar  - uma iniciativa que valoriza a democratização e o livre acesso à cultura.

Serviço:
1º Festival Movimento Elefantes
Dia 16 de dezembro, domingo, de 14h às 22h30
Local: Centro Cultural Rio Verde
Rua Belmiro Braga, 181
Duração: 6 horas
Ingresso: R$ 20 na porta ou R$ 15 pra quem confirmar presença no evento do facebook
Indicação de faixa etária – Livre
Estacionamento não conveniado

Nenhum comentário: