quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Encerramento da programação 2012 do projeto Música no MCB traz a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri



O encerramento da programação 2012 do projeto Música no MCB traz a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri, sob a regência do maestro Lutero Rodrigues. Em dezembro, o projeto celebrou as formações orquestrais, com concertos da OCAM-USP e da Orquestra e Coral do Esporte Clube Pinheiros. O Museu da Casa Brasileira é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura.

No dia 16/12 a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri apresenta obras de Joseph Haydn, Cesar Guerra-Peixe e Ernani Aguiar. Comandado pelo maestro Lutero Rodrigues, o grupo sinfônico tem como objetivo a educação musical e a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes na Grande São Paulo, como parte do programa Guri Santa Marcelina. Lançado em 2008 a partir de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o programa é gerido pela Organização Social de Cultura Santa Marcelina.

Música no MCB
Em 12 edições, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 200 mil pessoas, que tiveram acesso gratuitamente a apresentações de nomes importantes da música brasileira, como Zimbo Trio, Orquestra Bachiana, Mutrib, entre outros grupos, em formações camerísticos e solo, populares e eruditas. Nesse período, foram curadores da programação musical do MCB os maestros Julio Medaglia e João Carlos Martins, além dos pesquisadores e músicos Carlinhos Antunes, Benjamin Taubkin, Antônio Nóbrega e Magda Pucci. As apresentações acontecem sempre aos domingos às 11h, de março a dezembro, e são gratuitas.

Na temporada de 2012, o Música no MCB conta com a coordenação de Carmelita Moraes e tem por objetivo divulgar a diversidade nacional e internacional por meio de estilos variados: instrumental, erudito, popular, entre outros. Ao mesmo tempo, oferece ao público momentos agradáveis e especiais.

Em 2013, o projeto apresentará uma proposta democrática para inscrição dos grupos musicais: serão abertos dois períodos para inscrição de músicos interessados em mostrar seus trabalhos no terraço do MCB. As propostas serão analisadas por uma comissão de avaliadores e a seleção será divulgada em duas etapas – em fevereiro de 2013 para as apresentações do primeiro semestres; e em junho de 2013 para o segundo semestre. No período de março a dezembro de 2013 serão realizadas 40 apresentações musicais nas dependências do museu, sempre nas manhãs de domingo.

Período para inscrição dos grupos musicais: Janeiro a fevereiro e maio a junho/2013

Divulgação programação 1º semestre: Fevereiro / 2013
Divulgação programação 2º semestre: Junho / 2013

Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e que comemora este ano sua 26ª edição.

Aos domingos, por meio da entrada franca e de uma programação diversificada, o MCB democratiza o acesso à cultura, promovendo alternativas de lazer para a população.

SERVIÇO:
Música no MCB

DEZEMBRO
2/12 – OCAM - Orquestra de Câmara da ECA–USP
9/12 – Orquestra Pinheiros e Coral ECP
16/12 - Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri

Dia e Horário: Domingo, sempre às 11h
Entrada gratuita

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727

Estacionamento pago no local – Domingo: valor único – R$15,00
Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas

Nenhum comentário: