terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Seja um agente de leitura



A Secretaria de Estado da Cultura informa que foram prorrogadas as inscrições para o edital nº 15/2012, para Agentes de Leitura. O novo prazo vai até o dia 05 de dezembro de 2012. O edital concederá 220 bolsas de complementação de renda, no valor mensal unitário de R$ 350,00. Podem candidatar-se jovens e adultos, entre 18 e 29 anos, com habilidades para a ação e difusão cultural.
Os agentes de leitura atuarão no âmbito de suas comunidades com o intuito de colaborar com o desenvolvimento humano, através do acesso aos bens e serviços culturais em municípios e comunidades do Rio Grande do Sul identificados segundo critérios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O projeto, integrante do Programa Mais Cultura, foi inspirado na experiência do Ceará, criada em 2005 pelo governo do estado. Esta é uma das estratégias do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) visando a democratização do acesso ao livro e formação leitora. As bolsas concedidas têm duração de um ano, podendo ser prorrogada por igual período.
Cada jovem cadastra um grupo de até 25 famílias de sua comunidade, onde desenvolvem atividades de formação leitora, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos à população em geral.
Outras informações pelo telefone (51) 32887520 (Agentes de Leitura).
Postar um comentário