sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Conservatório de Arte Briançon, na França, oferece bolsa de estudos a instrumentistas

Jovens instrumentistas interessados em estudar no Conservatório de Artes Integradas de Briançon – CEAB, na França, é hora de intensificar os estudos. No dia 21 de outubro o projeto Briançon, Tempo de Brasil, realiza audição para a pré-seleção de bolsistas para o ano letivo 2011/2012. O projeto coordenado pelo violoncelista Fernando Lage e o flautista Heriberto Porto é uma parceria entre o CEAB, a Comunidade de Municípios da Região de Briançon, Associação Amigos do Piano do Ceará – APICE, Associação de Pais e Alunos do Conservatório de Briançon – APEC e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil. Juntas, estas instituições visam dar oportunidade a instrumentistas cearenses ou residentes no Ceará de estudarem no conservatório, localizado na região dos Alpes franceses, tendo como objetivo a preparação para o diploma de nível médio Certificat de fin d’études musicales.
Por meio do projeto, os parceiros buscam ainda: Aperfeiçoar artisticamente os participantes em um ambiente de alto nível musical; transmitir a língua e a cultura francesa; estabelecer uma rica troca de experiências entre os jovens, as famílias francesas e a comunidade musical de Briançon; estimular a formação de músicos clássicos profissionais e o aperfeiçoamento pedagógico de jovens professores.
Para o ano letivo 2011/2012, que começa em setembro de 2011 e termina em junho de 2012, serão 02 (duas) categorias com 02 (dois) selecionados para cada categoria:
Categoria A: Formação instrumental, teórica e iniciação pedagógica. Podem candidatar-se jovens músicos cearenses ou residentes no Ceará, com idade entre 17 e 21 anos.
Categoria B: Formação pedagógica, instrumental e teórica. Podem candidatar-se jovens músicos cearenses ou residentes no Ceará, com idade até 28 anos completos, graduados ou não, que atuem como professores contratados em projetos musicais apoiados por prefeituras ou escolas de música do Ceará.
O projeto é direcionado para os seguintes instrumentos: violino, violoncelo, flauta, clarinete, trompete, trompa e saxofone clássico.
Exame de pré-seleção
O exame de pré-seleção consta de uma prova de execução instrumental onde cada candidato deverá tocar duas peças ou estudos de estilos contrastantes de duração máxima de 15 minutos para as duas peças, além de uma entrevista com os membros da banca examinadora. Um piano será posto à disposição dos candidatos que se apresentam com um pianista acompanhador.
As audições acontecerão no dia 21 de outubro, a partir das 9 horas, no Auditório do Departamento de Música da Universidade Estadual do Ceará – UECE (Rua Paranjana, 1700 – Campus do Itaperi – Bloco F – Fortaleza/CE). Os candidatos devem chegar às 8 horas para preenchimento da ficha de inscrição. No dia seguinte, no mesmo local, serão realizadas as entrevistas.
Documentação necessária: Curriculum vitae, fotocópia da carteira de identidade e uma foto 3×4. Os candidatos da categoria B, além destes documentos, devem apresentar uma carta de recomendação da direção da escola ou do projeto onde ensina.
A seleção definitiva será feita pelo diretor e professores do CEAB, além de representantes da Associação de Pais e Alunos do Conservatório de Briançon – APEC, através de vídeos da pré-seleção. Os resultados serão conhecidos no decorrer do primeiro semestre de 2011.
O projeto BRIANÇON – TEMPO DE BRASIL
O projeto Briançon, Tempo de Brasil teve início em 2006, numa iniciativa do violoncelista cearense Fernando Lage, professor efetivo do Conservatório de Artes Integradas de Briançon – CEAB e há mais de 20 anos residente na Europa. Com a ideia lançada, contou e conta desde então com a parceria do CEAB, a Comunidade de Municípios da Região de Briançon, e Associação de Pais e Alunos do Conservatório de Briançon – APEC, que juntas proporcionam a bolsa de estudos e a hospedagem em residências de famílias francesas.
No CEAB os alunos são preparados ao longo do ano letivo para a obtenção do diploma de nível médio Certificat de fin d’études musicales. Durante todo o período, além do aperfeiçoamento artístico em um ambiente e alto nível musical, os bolsistas cearenses aprendem o idioma francês e vivem uma rica troca de experiências com outros jovens instrumentistas e suas famílias francesas.
O que se referia aos estudos e hospedagem na França estava resolvido. Faltava o suporte local para a seleção dos bolsistas, auxiliar os selecionados nos trâmites legais e logísticos da viagem, além de buscar parceria para cobrir as despesas, como o transporte aéreo. Em 2009 o projeto Briançon, Tempo de Brasil passou a ser realizado pela Associação Amigos do Piano do Ceará – APICE e já para o ano letivo 2009/2010 passou a contar com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil.

CONTATOS para INFORMAÇÕES:
Associação Amigos do Piano do Ceará - APICE:
apice.ce@gmail.com
Heriberto Porto – 85-8823.1793

Nenhum comentário: