quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Jessye Norman canta em Salvador, Rio, São Paulo e Paulínia

Depois de 16 anos sem cantar no Brasil, um dos principais nomes da cena lírica volta a se apresentar no país. A aclamada soprano Jessye Norman faz recitais de canto e piano em Salvador (dia 15), Rio de Janeiro (dia 19) e São Paulo (dia 22), com promoção da Dell’Arte, e na cidade de Paulínia (dia 24).
No dia 22 ela estará no Teatro Bradesco, em São Paulo, acompanhada pelo pianista Mark Markham, apresentando músicas de seu último disco, “My life, my song”.
Uma das mais importantes figuras do canto lírico internacional, Jessye Norman é artista premiadíssima. Além de dezenas de condecorações recebidas por seus discos e atividade musical (incluindo o Grammy Lifetime Achievement Award, que venceu em 2006), recebeu distinções como o Kennedy Center Honors (1997), o mais importante prêmio das artes cênicas dos Estados Unidos, e o título de Comendadora da Ordem das Artes e das Letras (1984), pelo governo francês. No ano passado o presidente Barack Obama concedeu a ela a prestigiosa Medalha Nacional das Artes.

Um sério problema nas costas manteve Jessye Norman afastada da cena musical por vários anos. Curada, ela fez seu retorno em 2008 com um recital no Carnegie Hall, em Nova York. Este retorno revelou uma “nova” cantora, agora dedicada principalmente a explorar suas raízes negras e o grande manancial da canção americana. É este repertório que o público brasileiro poderá conferir em suas concorridas apresentações.


Revista Concerto

Nenhum comentário: