quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Morre Henrique Pinto, mestre do violão no Brasil

Faleceu nesta terça-feira, dia 26 de outubro, o violonista e professor Henrique Pinto, um dos mais respeitados músicos brasileiros, responsável pela formação de uma geração de violonistas em nosso país. Henrique Pinto já estava internado há algum tempo, tinha problemas cardíacos e sofria de câncer.
Autor de métodos de ensino, como o “Ciranda das Seis Cordas”, utilizado em escolas no Brasil e Europa, Henrique Pinto estudou violão com Isaias Savio, Carlos Barbosa Lima, José Thomaz (em Santiago de Compostela) e Abel Carlevaro (no Uruguai); além de harmonia, contraponto, análise e interpretação com Guido Santórsola e Mario Ficarelli.
Membro da Academia Paulista de Música, foi professor da Escola Municipal de Música de São Paulo, da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, do Conservatório Musical Brooklim Paulista, da Faculdade Mozarteum de São Paulo, da FAAM, do Conservatório Souza Lima e da Faculdade Cantareira. Muitos dos principais violonistas brasileiros da atualidade estudaram ou se aperfeiçoaram com o mestre.
Em sua intensa carreira, participou dos mais importantes festivais no Brasil e também do Festival Santo Tirso e Aveiro (Portugal) e Koblenz (Alemanha) - sendo membro do conselho da Academia de Violão daquela cidade alemã. Como instrumentista, Henrique Pinto também integrou os grupos Violão-Câmara-Trio e Violãocellando.
http://www.concerto.com.br/contraponto.asp?id=763
Postar um comentário