segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ÓPERA AÍDA

Uma das mais clássicas obras de Verdi, Aída terá apresentações nos dias 30 e 31 de outubro e 6 e 7 de novembro, em uma megaprodução com mais de 300 artistas no palco e mil figurinos
Figurando entre as mais importantes Óperas de todos os tempos, a obra Aída emociona há mais de cem anos o público que a assiste, contando a trágica história da princesa negra retirada de seu país para viver como escrava no Egito. Apresentada pela primeira vez em 1871, no Cairo, a peça de quatro atos com música de Giuseppe Verdí e libreto de Antonio Ghislazon, será apresentada em uma megaprodução realizada pelo Instituto de Cultura Musical da PUCRS dentro da série Concertos Comunitários Zaffari nos dias 30 e 31 de outubro e 6 e 7 de novembro, no Salão de Atos da PUCRS, sempre às 16h.
Com o maestro argentino Mario Perusso assinando a regência do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS, o espetáculo com produção 100% gaúcha, conta com uma equipe de mais de 300 artistas que estarão no palco, entre músicos, bailarinos, coralistas, solistas e outros 50 responsáveis pelo backstage da produção. Os cenários estão a cargo do arquiteto Valdir Martins, contando com a Assessoria de Zeca Zenner, que possui a experiência de ter trabalho por mais de 10 anos ao lado do carnavalesco Joãozinho Trinta. Ao todo, mais de mil figurinos serão usados para contar a história, que terá nos papéis principais solistas argentinos e brasileiros se revezando nas quatros noites de apresentações, por conta do desgaste vocal causado por mais de 3 horas de canto lírico. No papel da escrava Aída, estão a soprano argentina HAYDEE DABUSTI e ADRIANA DE ALMEIDA; como o comandante egípcio Radamés, estão os tenores MARCELLO VANNUCCI, de São Paulo e CARLOS DUARTE, da Argentina. E no papel de Amneris, princesa que disputa com Aída o amor de Radamés, estão também as sopranos argentinas ALICIA CECOTTI e ALEJANDRA MALVINO.
Escrita sob encomenda do vice-rei egípcio Ismail Pashá para comemorar a inauguração do Canal de Suez, a Ópera Aída ultrapassou fronteiras e perdura até hoje como uma das mais belas obras líricas, apresentada ao redor do globo por algumas das maiores orquestras sinfônicas do mundo. As vendas para o espetáculo que chega a Porto Alegre estão abertas a partir do dia, na bilheteria do Teatro Bourbon Country.

Mais sobre a história de Aída


AÍDA conta a história de um comandante egípcio chamado Radamés, que comandou a guerra contra a Etiópia. Ao voltar da guerra como herói, o faraó oferece a mão de sua filha, Amneris, em casamento. Contudo, Radamés prefere se casar com Aida, criada de Amneris. De herói ele passa a ser traidor e é condenado à morte. Mas Aida decide compartilhar com ele seus últimos momentos, e a trama se complica.


Pedidos de credenciamento de imprensa através do e-mail http://bmail.uol.com.br/compose?to=credenciamento@opuspromocoes.com.br (o pedido não caracteriza credenciamento automático. Necessário confirmação por e-mail da Assessoria de Imprensa Opus Promoções).


SERVIÇO

30 e 31 de outubro e 6 e 7 de novembro
Ópera Aída Música de Giuseppe Verdi

Libreto de Antonio Ghislanzoni
Sábado e domingo, às 16h

Salão de Atos da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 04
Classificação: Livre

Duração Total: 3h com 3 intervalos


Ingressos
Mezzanino
R$ 25,00
Platéia
R$ 50,00

Ponto de Vendas:
Telentrega Ingresso Show 8401 0555 ou 3299-0800 (segunda a sexta das 9h às 19h)Bilheteria do Teatro do Bourbon Country (segunda a sábado das 14h às 22h)
Realização: Instituto de Cultura Musical da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- Pró-Reitoria de Extensão
Patrocínio: Tramontina, Redecard, Bourbon e Zaffari
Financiamento: Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura
Apoio: Exército Brasileiro
Planejamento Cultural: Opus Promoções


CORAL E ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
Maestro Convidado: Mario Perusso (Buenos Aires)



http://verdi.zip.net/

3 comentários:

Unknown disse...

Estou ansiosa para assistir ainda mais que meu filho irá participar Ivete Magagnin Encantado RS

Unknown disse...

Estou ansiosa para assistir ainda mais que meu filho irá participar Ivete Magagnin Encantado RS

Anônimo disse...

Prezada Voz Ativa Madrigal,
acredito que faltou em sua agenda o Ballet que participou do espetaculo, artistas que foram parte substancial para a realizacao do espetaculo junto a Orquestra, Coral, Tenores e Sopranos .
onde estao os NOMES DOS BAILARINOS que participaram da OPERA AIDA?

Att, Jenifer.