quinta-feira, 5 de julho de 2012

Orquestra de Câmara Musicado faz primeira apresentação no sábado em Londrina

Londrina

Música para ouvir, mas também que oferece a oportunidade do primeiro contato com a arte a estudantes de escolas públicas londrinenses. O Musicando na Escola completa 10 anos e, neste sábado (7), às 20 horas, no Circo Funcart, realiza a primeira apresentação da Orquestra de Câmara Musicado.

No elenco, 16 alunos do projeto. Na segunda parte do concerto, destaque para a Orquestra Prelúdio da UEL. Os jovens músicos, entre 10 e 18 anos de idade, já se apresentaram outras vezes, mas este concerto tem o sabor de estreia. É a primeira vez que sobem ao palco como concertistas de uma orquestra de câmara.

Para alunos, familiares e professores do projeto, que têm apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), a apresentação é um marco importante na trajetória, levando alguns participantes a pensarem em seguir carreira musical, se preparando para vestibular do curso de música.

Anualmente, cerca de 120 alunos de escolas públicas londrinenses participam das oficinas de violino, violoncelo, prática de orquestra, música de câmara, musicalização e canto coral, no contraturno escolar. Em uma década passaram pelo projeto mais de 700 crianças.

O Musicando na Escola nasceu em 2002 com a iniciativa da violinista e psicóloga Regina Maria Grossi Campos, que coordena o projeto, juntamente com Andrea de Melo.

"Com o desenvolvimento do projeto criamos um método de leitura musical que foi inclusive publicado. Também criamos várias técnicas para desenvolver a musicalidade entre as crianças e fomos nos adaptando à realidade delas", comentou.

O projeto, além de ensinar música para crianças e adolescentes, alguns estão praticamente desde o início do Musicando na Escola, resgata a autoestima, promove a socialização, maior disciplina e rendimento escolar. Valores reconhecidos pela edição 2006 do Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura (Minc), a projetos de inserção social, através da arte.
O repertório do primeiro concerto do Musicado contempla desde Bach, a Vivaldi, Luiz Gonzaga e Ary Barroso.
Folha sinfonica
Postar um comentário