segunda-feira, 2 de julho de 2012

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural



O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), divulga lista dos habilitados do Edital n° 1/2012 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural para viagens a serem realizadas no mês de agosto.
A fase de habilitação é a 1ª etapa do programa e consiste na análise das inscrições apresentadas, e a adequação da candidatura às regras e condições estabelecidas no edital.
Os requerimentos habilitados serão agora submetidos à 2ª etapa do programa – fase de avaliação e seleção – cuja comissão é composta por representantes do MinC e instituições vinculadas.
As candidaturas são avaliadas e pontuadas de acordo com os quesitos do eixo escolhido. Os requerimentos recebem bonificação de acordo com alguns critérios, como a unidade federativa de origem e candidaturas não originárias das capitais estaduais e de Brasília, e cujas participações ocorram em eventos nacionais fora das referidas localidades.
Outro ponto beneficia requerimentos de povos e de comunidades tradicionais, incluindo, entre outros, povos indígenas, quilombolas, ciganos, povos de terreiro, irmandades de negros, agricultores tradicionais, pescadores artesanais, caiçaras, pantaneiros e ribeirinhos.
Também são bonificados os requerimentos de participação em acontecimentos nos países da América Latina, do Caribe e países da Língua Portuguesa.
O resultado dos selecionados será divulgado no site do Ministério da Cultura.

Programa

Coordenado pela Sefic, com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), o programa consiste na concessão de auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades culturais promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.
Objetiva-se estimular a difusão e o intercâmbio da cultura brasileira em todas as áreas culturais: artes cênicas, artes visuais, música, audiovisual, memória, movimento social negro, patrimônio museológico, patrimônio cultural, novas mídias, design, serviços criativos, humanidades, diversidade cultural, dentre outras expressões.

Inscrições abertas

O Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural ainda está com inscrições abertas, até o dia 2 de julho, para viagens previstas em setembro de 2012. As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC.
Os participantes devem ter uma das seguintes finalidades: apresentação de trabalho próprio; residência artística e de gestão; cursos de capacitação; ou participação em evento de reconhecimento ao trabalho próprio desenvolvido.
Orientações, dicas de inscrição, preenchimento de formulário e contrapartidas podem ser obtidas em cartilha explicativa elaborada pelo Ministério.

Confira o edital de Intercâmbio.

Mais informações:

Atendimento ao Proponente: (61) 2024.2082
Horário: segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 13h30 às 17h

Nenhum comentário: