quinta-feira, 5 de julho de 2012

Programa Experiência 2012 abre inscrições a partir de junho



Para incentivar a produção artística de jovens no campo das artes visuais, o IC promove a 3ª edição do evento

Desde ontem, 4 de junho, estudantes de graduação matriculados em qualquer curso de ensino superior com produção em artes visuais já podem se candidatar ao Experiência. O programa tem como foco principal abordar aspectos do fazer artístico propondo questões relacionadas à atuação do artista no mundo de hoje.

Fazem parte desse curso de formação e incentivo à produção de jovens artistas encontros periódicos com a pesquisadora e crítica Paula Braga, para debates teóricos, leitura de portfólios para discussão e avaliação dos trabalhos. O acompanhamento também será realizado por meio de conversas em grupo e individuais com o artista Albano Afonso e a crítica e curadora Ana Maria Maia.

Também com o intuito de ampliar o conhecimento dos participantes em relação às diferentes atuações nos campos da arte e da cultura, os participantes do programa Experiência, em sua terceira edição, realizam visitas técnicas a instituições e galerias de arte, ateliês de artistas, entre outros.

Mesas de debates acessíveis ao público também são novidade neste ano. As palestras que, em 2011, eram restritas a um grupo específico, estarão abertas à participação do público em geral. As discussões giram em torno de temas pertinentes à formação de jovens artistas no Brasil, como mercado de arte e residências artísticas.
Como faço para me candidatar?
Para participar, você deve remeter ao instituto, ou entregar pessoalmente ao núcleo responsável, na sede do Itaú Cultural, um envelope A4 contendo:

-        a ficha de inscrição;
-        uma carta de intenção;
-        currículo;
-        comprovante de matrícula da universidade;
-        portfólio (com, no mínimo, cinco e, no máximo, dez imagens de obras impressas em tamanho A4 ou em mídia digital ou vídeos em DVD – todos os itens devem ser identificados com os nomes do artista e da instituição de ensino).

Você pode retirar sua ficha de inscrição no Itaú Cultural ou fazer o download aqui. Não há limite para a criatividade: valem esculturas, fotografias, performances e todo tipo de produção em artes visuais. Participe!
  
programação

inscrição gratuita
segunda 4 de junho a sexta 13 de julho

divulgação dos selecionados
terça 31 de julho

formação
início do curso
quarta 8 de agosto
19h às 21h30
[aulas semanais às segundas, 19h às 21h30, e quinzenalmente aos sábados, 10h às 13h]
veja mais sobre as edições anteriores no site do programa  www.experiencia.org.br

vagas
até 15 selecionados

informações
atendimentoeducativo@itaucultural.org.br


Paula Braga é pesquisadora e crítica de arte independente, mestra em história da arte pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e doutora em filosofia da arte pela USP. Atualmente é pós-doutoranda no Instituto de Artes da Unicamp. Trabalhou em instituições de arte brasileira e no Krannert Art Museum, nos Estados Unidos, e organizou o livro Fios Soltos – a Arte de Hélio Oiticica (Perspectiva, 2008). Seus projetos e publicações concentram-se em arte contemporânea brasileira.

Ana Maria Maia é jornalista, curadora e crítica de arte independente, além de mestra em história e crítica de arte pela Faculdade Santa Marcelina. Membro do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake, foi assistente de curadoria na 29ª Bienal de São Paulo e uma das curadoras da exposição Convite à Viagem, do Itaú Cultural.

Albano Afonso é artista multimídia e um dos fundadores e organizadores do Ateliê Fidalga, espaço aberto para trocas e discussões que estimulem o desenvolvimento de poéticas pessoais. Participou da 29ª Bienal de São Paulo e do Le Mois de la Photo à Montréal, no Canadá, em 2011. Recentemente, integrou a exposição 7SP – Seven Artists from São Paulo, no Contemporary Art Brussels, na Bélgica.

Itaú Cultural | Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo SP [próximo à estação Brigadeiro do metrô]

informações 11 2168 1777 | youtube.com/itaucultural | twitter.com/itaucultural | facebook.com/itaucultural | atendimento@itaucultural.org.br
Postar um comentário