segunda-feira, 4 de junho de 2012

3 bolsas de estudo para estudar na Alemanha



Confira três dicas de bolsa de estudos  para os interessados em estudar graduação ou fazer pesquisas na Alemanha.
A Universia Brasil, maior rede ibero-americana de colaboração universitária presente em 23 países, reuniu um pacote com 3 bolsas de estudo para estudar na Alemanha. Entre as oportunidades encontram-se bolsas de graduação, pesquisa e intercâmbio de cientistas. Confira:

1) Bolsas para o Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs
O DAAD oferece, em parceria com universidades alemãs selecionadas, o “Hochschulwinterkurs“, curso de alemão com duração de quatro a seis semanas, realizado nos meses de janeiro e fevereiro.
O curso, todo ministrado em alemão, é oferecido pelas universidades de Düsseldorf, Essen, Freiburg eLeipzig. O programa é destinado exclusivamente a estudantes universitários que possuam bons conhecimentos de alemão e que possuam excelente desempenho acadêmico. Podem se candidatar estudantes de graduação e de mestrado stricto sensu de todas as áras.
As inscrições vão até o dia 11 de junho de 2012 e devem ser feitas por meio do formulário de inscrições, disponível em inglês e em português. Os estudantes selecionados receberão benefícios como seguro saúde e uma bolsa de 2.625 euros.
Para participar o estudante deve ter nacionalidade brasileira ou residência permanente no Brasil, estar matriculado em universidade brasileira com 6º período concluído até o mês de dezembro anterior à viagem, CR igual ou superior a 8 e conhecimentos de alemão correspondentes ao nível intermediário B1 – para todas as carreiras – e B2 – para germanistas. Além disso, é necessária uma carta de motivação escrita em alemão.
Mais informações estão disponíveis no edital.

2) Intercâmbio de Cientistas
O DAAD oferece auxílio para cientistas brasileiros que estejam interessados em realizar estadias de pesquisa em universidades ou institutos de pesquisa alemães, por período de um a três meses. Para que o projeto seja aprovado, uma agência brasileira deve aprovar o pedido e custear a passagem aérea.
Em contrapartida a isso, o DAAD financiará a viagem de pesquisadores alemães convidados para uma pesquisa em universidades ou institutos de pesquisa no Brasil. Os parceiros brasileiros do DAAD são: CAPES, FAPESP, FAPERJ, FAPEMIG, FAPERGS, FACEPE, FAPESC.
As inscrições possuem fluxo contínuo, desde que sejam feitas com quatro meses de antecedência. Para participar é necessário que os interessados possuam doutorado e publicações em nível internacional, convite do pesquisador anfitrião e plano de trabalho. Os selecionados terão benefícios que incluem a passagem aérea (paga por agência brasileira) e ajuda de custo mensal igual a 1.990 euros.
Para se inscrever é preciso preencher o roteiro de inscrição para intercâmbio de cientista.

3) Bolsas IMU-EEP para pesquisa em matemática
A União Internacional de Matemática (IMU) e a Fundação Einstein Berlim estão oferecendo bolsas para doutorandos e pesquisadores da área de matemática. O objetivo do IMU Berlin Einstein Foundation Program (EEP) é aumentar a interação entre os jovens matemáticos de países em desenvolvimento com o intenso ambiente matemático de Berlin.
As candidaturas são contínuas, com seleção a cada três meses, e devem ser encaminhadas com pelo menos seis meses de antecedência. O comitê de seleção avalia os novos pedidos.

Os requisitos necessários para abrir uma solicitação de bolsa estão disponíveis no site. Mai informações podem ser obtidas por meio do e-mail imu-esb@math-berlin.de.

Nenhum comentário: