terça-feira, 28 de agosto de 2012

Centro de Formação em artes da Funceb, oferece cursos de qualificação para profissionais em música - BA



O Centro de Formação em Artes (CFA) e a Coordenação de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), convocam artistas da música para o Programa de Qualificação em Música, que vai oferecer cursos diversos para o aperfeiçoamento do trabalho de quem já tem experiência na área. No total, 240 vagas são disponibilizadas para turmas estruturadas em dois Núcleos: Formação Musical com Enfoque na Música da Bahia, coordenado por Letieres Leite, e Núcleo Moderno de Música, coordenado por Bira Marques. As aulas serão iniciadas em 10 de setembro, na sede do CFA (Pelourinho), e as inscrições, que são gratuitas, ficam abertas até a mesma data ou até o preenchimento total das vagas, podendo ser feitas no mesmo local.

Na perspectiva de uma educação cidadã, os princípios do Centro de Formação em Artes, além de prezar pela formação técnica e iniciação artística, também se alinham à política de educação profissional dos Ministérios da Cultura e da Educação, tendo em vista a qualificação dos trabalhadores das artes. Esta iniciativa também responde a um diagnóstico obtido através de entrevistas e encontros, realizados entre dezembro de 2011 e fevereiro de 2012, com instituições públicas que oferecem curso de formação em Música e profissionais de educação musical atuantes na Bahia. Entre as representações ouvidas, estiveram a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Colegiado de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o Núcleo de Artes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), o Curso Técnico de Música do Colégio Manoel Novaes, o Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design e o Núcleo Moderno de Música.

Esta escuta confirmou a necessidade de promover qualificação formal para que jovens músicos e profissionais da área possam enriquecer seus conhecimentos, aprimorar sua atuação profissional e obter melhores condições de inserção no mercado de trabalho e na sociedade. Um fator que consolida a importância desta demanda advém da Lei Federal 11.769, aprovada em 2011, que garante a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas públicas, o que amplia as oportunidades formais de emprego e renda para professores capacitados no setor.

O Programa de Qualificação em Música consolida um projeto piloto de formação continuada em música, executado pela FUNCEB no segundo semestre do ano passado. Nesta ação, o próprio maestro Letieres Leite, à frente do trabalho de dez outros professores, atendeu a 50 alunos oriundos de projetos sociais e ONGs de Salvador, para qualificá-los no seu fazer artístico enquanto músicos, numa metodologia que privilegiou a música afrobaiana e o seu universo percussivo, aliados à música contemporânea mundial. Estes alunos têm lugar garantido para dar prosseguimento aos seus processos formativos através dos novos cursos. Da mesma maneira, músicos que participaram de Encontros Setoriais promovidos pela FUNCEB no interior da Bahia serão especialmente convidados para as aulas, reservando 10% das vagas para eles, nos dois módulos.
  
Cursos e vagas

No Núcleo de Formação Musical com Enfoque na Música da Bahia, coordenado por Letieres Leite, o aprendizado é voltado para a prática e o pensamento em música, cujo conteúdo tem um forte recorte da música ancestral da Bahia em acordo com tecnologias contemporâneas. O propósito é de capacitar jovens músicos, de 13 a 23 anos, para que encaminhem suas carreiras de maneira qualificada no mercado de trabalho. Serão formadas turmas de Guitarra e Violão (oito alunos), Baixo (seis alunos), Saxofone (10 alunos), Flauta (oito alunos), Trombone (oito alunos), Trompete (10 alunos), Bateria (quatro alunos), Percussão (10 alunos) e Canto (16 alunos). Ao todo, serão, portanto, 80 músicos matriculados, que também terão aulas de Teoria Musical.

No Núcleo Moderno de Música, coordenado por Bira Marques, técnicas musicais para composição, criação de arranjos musicais e orquestração para Música Erudita Popular são os módulos principais. Os cursos, constituídos em oito turmas de 20 alunos, totalizando 160 inscritos, são direcionados para músicos instrumentistas, compositores e educadores da área musical, adultos de todas as idades, que pretendem atuar profissionalmente no mercado da música baiana. Serão formadas turmas de Instrumentação, Orquestração e Arranjo (40 vagas), Harmonia (80 vagas) e Curso Preparatório para o Vestibular de Música (40 vagas).

Todos os interessados nos dois módulos devem comprovar experiência e aptidão na área para concorrer às vagas. Os inscritos podem ser convocados para audições e entrevistas seletivas, caso necessário.

Serviço: 

Programa de Qualificação em Música
Para músicos com experiência
Inscrições: até 10 de setembro ou até a ocupação das vagas disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Aulas: A partir de 10 de setembro, em dias e horários variados para cada turma
Centro de Formação em Artes da FUNCEB
Rua do Bispo, nº 29/31 – Pelourinho. Salvador/BA
Telefones: 71 3117-6366/ 6367/ 6368
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário: