quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Diálogos Estéticos: arte e mobilidade



O quinto encontro da série Diálogos Estéticos de 2012 traz os artistas Marcus Bastos e Lucas Bambozzi para uma discussão sobre o tema arte e mobilidade. O evento acontece no dia 23 de agosto, quinta-feira, às 19h30, na sala de palestras do Paço das Artes (Paço Pensante). A atividade é gratuita - para participar, basta se inscrever através do e-mail educativo@pacodasartes.org.br ou pelo telefone (11) 3814-4832.

Lucas Bambozzi irá discutir a imobilidade na metrópole, buscando apresentar e discutir casos em que as tecnologias disponíveis são aplicadas no espaço público, às vezes gerando formas de visualização das informações que circulam entre nós, às vezes em novos dispositivos de mapeamento que nos permitem um melhor entendimento do contexto à nossa volta, em situações de enfrentamento da imobilidade gerada pelos problemas urbanos atuais.

Marcus Bastos, por sua vez, irá falar sobre as cidades contemporâneas, que estão o tempo todo interligadas por redes dos mais diferentes tipos, que capturam e difundem informações de forma intermitente. Acontecimentos como o movimento Occupy e a Primavera Árabe ilustram como essa conectividade ressignifica a relação entre cidadão e espaço público.

Priscila Arantes, diretora técnica e curadora da instituição, faz a mediação do debate.

Diálogos Estéticos

O Paço das Artes promove a série de encontros sobre arte contemporânea Diálogos Estéticos pelo terceiro ano. São sete encontros a cada edição, todos gratuitos. Os debates visam ampliar a compreensão de valores da produção contemporânea em alguns de seus diferentes aspectos, mostrando as intersecções com outras áreas do saber. Críticos de arte, professores, educadores e artistas dividem a mesa para expor seus pontos de vista e discutir a questão da difusão e da recepção da arte contemporânea.

Marcus Bastos é professor da PUC-SP. Organizou, com Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli, o livro Mediação, tecnologia, espaço público (Conrad, 2010). Entre seus trabalhos recentes estão o vídeo ensaio Giuseppe, etc (2011), as composições audiovisuais Fluxos (2010) e Ausências (2009), com o Telemusik e o webdocumentário Cidades visíveis (RUMOS, Itaú Cultural Linguagens Expandidas, 2010).

Lucas Bambozzi é videoartista. Nasceu na cidade de Matão (SP, 1965), mas cresceu em Belo Horizonte, onde se formou em comunicação social/jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Seus trabalhos incluem instalações, videoclipes e vídeos experimentais. Foi um dos fundadores do FórumBHZVídeo (Belo Horizonte) e curador de vídeo no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP). Atua também como crítico, curador e distribuidor de trabalhos criativos em artes eletrônicas.

Diálogos Estéticos | Arte e mobilidade

23 de agosto, quinta-feira, às 19h30
Grátis
Inscrições através do e-mail educativo@pacodasartes.org.br
ou pelo telefone (11) 3814-4832

Nenhum comentário: