terça-feira, 24 de maio de 2011

Jazz Combo de Tatuí apresenta concerto didático

A Pequena História da MPB' terá quatro apresentações gratuitas em Tatuí e Adamantina
A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí faz nos dias 26, 27, 30 e 31 deste mês apresentações da série “A Pequena História da MPB”. Os concertos didáticos, que unem música e aula sobre o gênero musical além de contexto histórico, serão apresentados em Tatuí e em Adamantina, com entrada franca. A coordenação é de Paulo Flores.

O programa traz obras de Chiquinha Gonzaga (“Gaúcho” e “Atraente”), Anacleto de Medeiros (“Farrula”), Ernesto Nazareth (“Brejeiro”), Heitor Villa-Lobos (“Choro n. 2” e “Trenzinho do Caipira”), Pixinguinha e Benedito Lacerda (“Naquele Tempo” e “Concerto pra Bateria”), Ary Barroso (“Aquarela do Brasil”), Radamés Gnattali (“Uma Rosa pra Pixinguinha” e “Pé de Moleque”), Tom Jobim (“Luiza” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”) e Moacir Santos (“Coisa n. 2” e “Maracatucute”).

O concerto didático, segundo o coordenador Paulo Flores, é uma viagem ilustrada com relatos, narrações e fotos de diferentes períodos da história. “Fazemos um passeio pelas vertentes que criaram a nossa cara musical para o mundo. Através da inspiração de alguns de nossos gênios musicais desde Chiquinha, Nazareth e Anacleto partindo na máquina do tempo à vapor, passando por Villa-Lobos, Benedito, Pixinguinha, Ary Barroso, Radamés, no auge da era do Rádio e chegaremos ao subway, no metrô, no trem do underground, do cool jazz que influenciou a nossa bossa nova, mas que de influenciada, muito mais influenciou a música mundial, pelas canetas de Jobim e Moacir Santos”, destaca o coordenador.

A primeira apresentação da série didática será às 20h30 do dia 26 de maio, no Teatro Procópio Ferreira em Tatuí. No dia 27, a apresentação será na Igreja Matriz de Santo Antonio, às 20h, em Adamantina. Nos dias 30 (15h) e 31 (10h) as apresentações são no Salão Villa-Lobos, em Tatuí. A entrada é franca e é possível realizar agendamentos para grupos de escolas ou instituições sociais.

A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí é um dos 11 grupos pedagógicos-artísticos, que une professores e alunos de nível avançado. A série didática, realizada por todos os grupos, é uma maneira de formar novos públicos, entretendo e informando.

Nenhum comentário: