segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sai a lista de aprovados do Festival de Inverno de Campos de Jordão

Na última terça-feira o Festival anunciou os músicos que vão integrar o grupo de bolsistas da 42ª edição do evento. 163 músicos já foram selecionados nesta primeira lista, a partir de um universo de 555 músicos inscritos, para participar do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão “Dr. Luís Arrobas Martins”, maior festival de música clássica da América Latina. O material foi submetido às bancas avaliadoras, formadas por músicos renomados, muitos ligados à Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), organizadora do evento.

Acesse a lista com os nomes dos 163 candidatos selecionados, em ordem alfabética.

http://www.festivalcamposdojordao.org.br/kcfinder/upload2011/files/aprovados_lista_site_festival_pt_2011-05-19%281%29.pdf

Matrículas

Os selecionados na 1ª lista têm até o dia 25 de maio, às 18h, para fazer a matrícula. A partir desta data, começará a chamada dos suplentes.

Importante: Todos os candidatos devem manter seus vídeos no Youtube. Eventuais suplentes que não estiverem com seus vídeos online serão desclassificados.

Atividades dos bolsistas no Festival
De 2 a 24 de julho, os selecionados terão a oportunidade de vivenciar um intenso laboratório de prática musical com instrumentistas ligados a instituições de referência na música clássica no Brasil e no mundo. Serão aulas, ensaios, recitais e master classes, que abrangem, além dos instrumentos de orquestra, piano, harpa, violão, canto, composição e técnica de gravação de música clássica.


Em 2011, o Festival recebe grupos de câmara que são referências mundiais como o Arditti Quartet, Imani Winds, Mozart Piano Quartet, Zukerman Chamber Players e professores de destaque internacional como Mark Gothoni (violino), Pinchas Zukerman (violino), Elisa Fukuda (violino), Betina Stegmann (violino), Hartmut Rohde (viola), Peter Hörr (violoncelo), Matias de Oliveira Pinto (violoncelo), Catalin Rotaru (contrabaixo), Vincent Lucas (flauta), Keith Underwood (flauta), Christian Wetzel (oboé), Bostjan Lipovsek (trompa), Luiz Garcia (trompa), László Tóth (trompete), Roland Szentpali (tuba), Paul Rivinus (piano), Paulo Álvares (piano), Angela Cheng (piano), Florent Jodelet (percussão), Isabelle Moretti (harpa), Fabrice Pierre (harpa), Robert Harrison (voz), Silvio Ferraz (composição), entre muitos outros.


Orquestra do Festival

Visando o aprimoramento da Orquestra do Festival, composta pelos bolsistas, o grupo fará este ano, pela primeira vez, uma temporada de itinerância, percorrendo quatro cidades do Estado de São Paulo, além de duas apresentações em Campos do Jordão (uma delas na Praça Capivari e outro no Auditório Cláudio Santoro). Será ainda responsável pelo concerto que encerra o 42º Festival – a tradicional cerimônia na Sala São Paulo, que acontecerá dia 24 de julho. A ocasião marca também a entrega dos Prêmios Ayrton Pinto e Eleazar de Carvalho.


No programa da Orquestra do Festival, estarão obras dos brasileiros Almeida Prado e Heitor Villa-Lobos, além do Concerto para piano e orquestra “Imperador”, de Beethoven. Em todos os seus concertos, a Orquestra será regida pelo maestro e violinista Cláudio Cruz e terá a participação do pianista José Feghali como solista do Concerto “Imperador”.

Nenhum comentário: