quarta-feira, 11 de maio de 2011

Recife recebe sétima edição do Virtuosi Brasil

O Centro Cultural Correios de Recife recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Virtuosi Brasil, que chega a sua sétima edição investindo em intérpretes e compositores da música nacional de concerto. Entre os destaques do festival, realizado entre os dias 12 e 15 de maio, encontram-se o violoncelista Leonardo Altino, o Trio Lignum e o Grupo Anima Musica Mundana et Instrumentalis. Os concertos são gratuitos e começam às 19h.
Os idealizadores e produtores do evento, o maestro Rafael Garcia e a pianista Ana Lúcia Altino, prestam homenagem a Almeida Prado, falecido no ano passado, escalando a Orquestra Jovem de Pernambuco para interpretar peças do compositor. No repertório do festival ainda há obras de Holst, Haydn e Popper.
A abertura, no dia 12, fica sob responsabilidade do Lignum, trio de palhetas formado pelo oboísta Alexandre Ficarelli, o clarinetista Luis Afonso Montanha e o fagotista Fábio Cury, todos professores da Universidade de São Paulo. No segundo dia o VII Virtuosi Brasil apresenta o Grupo Anima com o espetáculo “Donzela Guerreira – encontro entre anima e animus”. Formado há 20 anos, o conjunto nasceu de reflexões sobre a interpretação musical e memória musical brasileira que norteiam até hoje as ideias do grupo. Outras atrações são o jovem violoncelista Leonardo Altino e a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob regência de Rafael Garcia.

Nenhum comentário: