terça-feira, 31 de maio de 2011

Sinfônica da USP e CoralUSP se apresentam juntos

Espetáculo na Sala São Paulo celebrará parceria e contará com a participação
de convidados especiais
Um concerto de altíssimo nível vai selar a parceria entre a Orquestra Sinfônica da USP e o CoralUSP, que vêm assumindo um importante papel no cenário musical brasileiro, sob o comando da Universidade.

Depois de meses de ensaios, a primeira apresentação em conjunto será realizada em 4 de junho, na Sala São Paulo, e contará com a participação de convidados especiais, como o violonista russo Shlomo Mintz, elogiado pela sua musicalidade impecável e versatilidade.

A aproximação da Osusp e do CoralUSP, iniciada no ano passado, faz parte do projeto da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária de criar um polo cultural e unificar os grupos artísticos da USP. “A junção possibilitou um rico intercâmbio de conhecimentos, equipes mais preparadas e maior aprendizado para os músicos”, destaca o Prof. Dr. Edson Leite, diretor da orquestra.

No concerto de 4 de junho, que terá a regência de Ligia Amadio, uma das mais destacadas maestrinas da atualidade, a Osusp apresentará Bleublancrouge (versão II), de Raul do Valle, e Concerto para violino e orquestra em mi menor, de Felix Mendelssohn. No encerramento da noite, será executada a peça Sinfonia Dante, de Franz Liszt, com a participação do coro feminino do CoralUSP.

A Temporada 2011, além de contar com a participação de solistas de renome nacional e internacional, inclui repertório formado basicamente por uma obra clássica ou romântica, uma obra do século XX e uma obra brasileira. “Essa é uma oportunidade muito especial de apreciar a boa música produzida na Universidade de São Paulo”, destaca o diretor da Osusp, Edson Leite.

Sobre a Osusp
A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e teve como primeiro regente o renomado compositor Camargo Guarnieri (1907-1993).
Em 2006, a Orquestra recebeu o prêmio Carlos Gomes de Melhor Orquestra do Ano, concedido aos nomes mais expressivos da música erudita nacional.

Em 2008, em um concerto inédito no mundo, a OSUSP realizou o ciclo completo das Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos. Em 2009, a maestrina Ligia Amadio assumiu o posto de regente convidada da OSUSP, oferecendo ao público desde então uma rica temporada de concertos que incluiu a participação de grandes nomes do cenário musical nacional e internacional.

A OSUSP abriu a temporada lírica do Theatro São Pedro em 2010 com cinco récitas da ópera Tosca, de Puccini, com sucesso de crítica e público.
_____________________________________________________________

SERVIÇO:

Primeiro concerto em conjunto entre Osusp e CoralUSP
Data: 4 / 6 / 2011
Horário: 21h
Preço: de R$ 10 a R$ 50
Local: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, s/ nº – Centro

Nenhum comentário: