segunda-feira, 6 de agosto de 2012

NO PALCO DO MASP, AS EXCELÊNCIAS DO VIOLEIRO FERNANDO CASELATO E DO QUARTETO TAU DE VIOLÕES



A série Música no MASP tem na próxima terça-feira, 7 de Agosto, música instrumental brasileira da mais alta qualidade. No palco estarão o Quarteto TAU de violões e o violeiro Fernando Caselato, no espetáculo "Cordas Brasileiras". Como sempre, o evento começa às 12h30 e tem entrada franca.

O Quarteto TAU, festejado grupo brasileiro de violões, e Fernando Caselato, músico que toca como poucos a viola brasileira, estarão juntos no palco do auditório do MASP para um recital que marca o lançamento do recém-lançado CD "Cordas Brasileiras".
        O CD, produzido pelo violonista Paulo Bellinati, tem características inéditas − pela primeira vez unem-se o som da viola brasileira e o som de um quarteto de violões.
        No disco, e também no espetáculo, o violeiro Caselato e os violonistas Breno Chaves, José Henrique de Campos, Fábio Bartoloni e Daniel Murray apresentam um repertório único e abrangente, traçando um panorama da música brasileira − da música de raiz ao clássico.
        O repertório inclui clássicos de nomes de referências como Ernesto Nazareth e Garoto, peças inéditas encomendadas a Chico Saraiva, Weber Lopes, Carmo Bartoloni e Emiliano Castro e ainda composições de músicos consagrados como Paulo Bellinati e Weber Lopes.
        O trabalho registrado em "Cordas Brasileiras" ganha uma dimensão especial quando se lêem os textos especialmente escritos para o encarte por ninguém menos que Egberto Gismonti:
A execução de músicas que já façam parte da memória dos brasileiros é quase sempre uma vereda arriscada. Neste caso [Odeon, de Nazareth], o arranjo e a execução espontânea com qualidade e malemolência (que mostram a elegância e a esperteza do grupo) revelam a qualidade desse quinteto. (...) Além das músicas e das belas interpretações e arranjos, este grupo apresenta um CD que confirma o que eu mais gosto: alegria com "cara e jeito" de música muito bem tocada sem nenhuma formalidade na escrita.
O programa do espetáculo
Fernando Caselato (1977- )
Novos Rumos
Guizo
Aníbal Augusto Sardinha "Garoto" (1915-1955) - Debussyana
Ernesto Nazareth (1863-1934) - Odeon
Carmo Bartoloni (1956- ) - Seresta
Emiliano Castro (1977- ) - Chegando em Casa
Chico Saraiva (1973- ) - Melodia para Incertezas
Fernando Caselato (1977- )
Chão Vermelho (viola solo)
Serelepe
Daniel Murray (1981- ) - Estância
Weber Lopes (1963- ) - Lá em Olinda
Paulo Bellinati (1950- )
Jongo
Baião de Gude
Música de câmara para violões − Formado em 2003, com o propósito de ampliar o repertório de música de câmara para violões, o Quarteto Tau vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa e formação de repertório com transcrições e peças escritas para o grupo. Lançou em 2007 o CD "Brasileiro", inteiramente dedicado a música brasileira.
        Formado por Breno Chaves, José Henrique de Campos, Fábio Bartoloni e Daniel Murray – todos eles bacharéis em violão –, o Quarteto TAU tem repertório diversificado e versátil e transpõe a formalidade das apresentações eruditas, sem perder o virtuosismo, levando para as cordas música de todos os estilos.

Matizes brasileiros − O violeiro Fernando Caselato, músico formado pela Universidade Federal de São Carlos, segue, como solista, a linha do improviso com matizes brasileiros.
        Tem intensa participação em encontros e eventos dedicados à viola brasileira, realiza shows e oficinas, participa em gravações como instrumentista e arranjador e é também atuante como compositor.
        Caselato tem dois CDs solo: “Pé de Viola”, de 2005, e "Solo das Cores", de 2012.

Nenhum comentário: