sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O III Simpósio Internacional de Musicologia será realizado de 13 a 16 de agosto na Escola de Música do RJ.



Marcado para agosto, o evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) e discutirá o tema “Patrimônio Musical na Atualidade: Tradição, Memória, Discurso e Poder”.
O texto deve ser inédito, enfocar questões relacionadas ao assunto do simpósio e apresentado em português, inglês ou espanhol.
O encontro propõe uma reconceituação das noções de “patrimônio cultural” e “patrimônio musical”, bem como “uma ampliação e aprofundamento das questões teóricas e metodológicas da pesquisa musical, buscando maior inserção nas políticas públicas e ações comunitárias relativas aos bens culturais e as formas de saber, fazer e criar atinentes à música”.
Como nas edições anteriores, O III Simpósio reunirá especialistas do Brasil, Europa e Estados Unidos. Estão previstas também as participações de compositores, músicos e dirigentes de instituições culturais e especialistas de áreas afins com objetivo de propiciar um debate interdisciplinar e amplo. Estão confirmadas as presenças dos conferencistas Robin Moore, da Universidade do Texas, Austin, EUA; de Madeleine Leclair, do Musée du quai Branly, de Paris, vice-presidente da Sociedade Francesa de Etnomusicologia; e de Rui Vieira Nery, das Universidades Nova de Lisboa e de Évora, e da Fundação Calouste Gulbenkian, em Portugal.
A comissão científica do encontro inclui os seguintes pesquisadores: Maria Alice Volpe (UFRJ), presidente, Marcos Nogueira (UFRJ), Régis Duprat (USP), Ilza Nogueira (UFPB), Diósnio Machado Neto (USP-Ribeirão Preto), Mary Angela Biason (Museu da Inconfidência, Ouro Preto) e Robin Moore (Universidade do Texas, Austin, EUA). Já a comissão organizadora está composta por Marcos Nogueira (UFRJ), presidente, André Cardoso (UFRJ), Maria Alice Volpe (UFRJ), João Vidal (UFRJ), Pedro Bittencourt (UFRJ), Ana Paula da Matta Machado Avvad (UFRJ).
As normas de apresentação das contribuições podem ser consultadas aqui e maiores esclarecimentos obtidos através do e-mail volpe@musica.ufrj.br, da presidência do evento.

Nenhum comentário: