quinta-feira, 21 de março de 2013

BANDA MANTIQUEIRA PELA SÉRIE HORIZONTES MUSICAIS NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA



 Série de apresentações gratuitas, que será realizada entre março e novembro, contará com a participação de Antonio Nobrega, Quinteto de Cordas da Juilliard School e Banda de Pífanos de Caruaru, entre outros

Pelo terceiro ano consecutivo, a Santa Marcelina Cultura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria da Cultura, promove o Horizontes Musicais, série de concertos didáticos gratuitos, destinada aos alunos do Programa Guri.
Entre o período de 27 de março a 27 de novembro, 25 atrações musicais de grande representatividade da cena cultural brasileira e internacional - como Antonio Nobrega, Quinteto de Cordas da Juilliard School e Banda de Pífanos de Caruaru - realizarão 50 concertos didáticos para um público estimado de cerca de 12 mil pessoas com o objetivo de levar experiências estéticas que ampliem a percepção musical dos alunos, familiares e da comunidade do entorno dos polos do Programa.
A abertura da série acontece no próximo dia 27 de março, às 15 horas, no Memorial da América Latina, e contará com apresentação da Banda Mantiqueira. A banda, uma das mais premiadas big bands brasileiras com uma elogiada carreira internacional, apresenta um repertório recheado de obras de grandes compositores brasileiros, como João Bosco, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi, entre outros.
A série reúne artistas de estilos tão diversos quanto a música erudita, as manifestações da cultura popular, a música brasileira e o jazz, entre outros. "Essa edição tem como proposta diversificar a série para apresentar um amplo e estimulante panorama da música instrumental. E tem uma novidade em relação aos anos anteriores: a vivência com grupos de música popular regional brasileira, como é o caso do bumba meu boi do morro do Querosene e da prestigiada Banda de Pífanos de Caruaru", explica o coordenador pedagógico do Guri, Ricardo Appezzato.
Todas os concertos da Horizontes Musicais serão realizadas nos CEUs, onde se localizam os polos do Projeto Guri na capital, além do Memorial da América Latina. A programação completa pode ser consultada no site (veja aqui).
A série Horizontes Musicais tem patrocínio do Bank of America e apoio institucional do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
O que você vai ouvir
João Bosco e Aldir Blanc
Prêt-à-porter de tafetá
Tom Jobim e Vinícius de Moraes
Insensatez
Dorival Caymmi
Samba da minha terra
Saudades da Bahia
Edson Alves
Santos/Jundiaí
Nailor Proveta
À procura
João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio
Linha de passe
Banda Mantiqueira
Uma das mais premiadas big bands brasileiras com uma elogiada carreira internacional, a Banda Mantiqueira foi idealizada por Nailor Azevedo, o Proveta, em 1983, mas tornou-se realidade alguns anos depois. Influenciada pelas big bands norte-americanos e por músicos do mundo inteiro, a Mantiqueira foi buscando uma linguagem com forte suingue brasileiro. Já acompanhou expressivas figuras do cenário artístico nacional e internacional como João Gilberto, Hermeto Pascoal, Edu Lobo, Burt Bacharat, Shirley Bassey, Natalie Cole, Júlio Iglesias, entre outros. Tocou na Sala São Paulo ao lado da Osesp em diferentes momentos (2000, 2004, 2006 e 2008) e realizou uma turnê pelos EUA bastante elogiada pela crítica local. Participou de festivais em Portugal, Alemanha (Musikfest) e Holanda, onde se apresentou no Concertgebouw com a Jazz Orchestra of The Concertgebouw. O grupo já gravou seis CDs, dois deles indicados ao Grammy - Aldeia (1998) e Amantiquira (2005), este último, vencedor do Prêmio Tim de Música de 2006.

Serviço
Banda Mantiqueira na série Horizontes Musicais
27 MAR, quarta, 15h
Memorial da América Latina
Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda
Entrada franca

Nenhum comentário: