segunda-feira, 4 de março de 2013

O grupo Projetos de Leitura abre inscrições para escolas públicas em todo país



Ler é Bom, Experimente!

 A partir desta segunda-feira, 25 de fevereiro, professores de todo o país poderão realizar as inscrições de escolas públicas para participarem do programa Ler é Bom, Experimente no sitewww.projetosdeleitura.com.br. A ação é realizada pelo grupo Projetos de Leitura com o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura( Lei Rouanet).  A expectativa é que a iniciativa beneficie cerca de 45 mil alunos de 400 escolas.

O trabalho consiste na doação de livros a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e o desenvolvimento de atividades a partir da leitura. As escolas inscritas receberão de 38 a 114 livros de autoria do escritor e coordenador do grupo, Laé de Souza, além de material de apoio como folhas pautadas para redação, questionários e uma cartilha pedagógica para auxiliar o professor a executar as atividades dentro da sala de aula.
Para o coordenador do grupo nada desenvolve mais a capacidade verbal e de interpretação que a leitura de livros. Ele disse que os estudanets ficam enriquecidos com as novas ideias e com o novo vocabulário. “Os livros proporcionam um aprendizado leve, agradável e de forma natural”, assegurou Laé.
As atividades nas escolas serão monitoradas pelos professores com auxílio de um manual e apoio da equipe do Grupo Projetos de Leitura. Após a execução das atividades sugeridas pelo projeto, como adaptação dos textos para teatro, encenação e discussão dos temas, os alunos respondem a um questionário sobre os livros e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nas personagens.
Outra grande oportunidade do projeto é a possibilidade dos alunos – a partir do 6º ano-, concorrem a publicação de seus textos no livro As melhores crônicas dos projetos de leitura – Volume 5 , que será lançado até novembro de 2013.
Sobre o Grupo Projetos de Leitura
O Grupo Projetos de Leitura iniciou seu trabalho em 1998 e tem seus projetos aprovados pelo Ministério da Cultura(MinC), além de contar com patrocinadores, parceiros e com o envolvimento dos professores. O projeto tem sede em São Paulo e atuação em todo o território nacional, desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: desenvolver o hábito da leitura.
Sobre o autor
Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura e de livros infantis, juvenis e adultos, entre eles: “Acontece”, “Acredite se Quiser!”, a série “Quinho e o seu Cãozinho”, “Nos Bastidores do Cotidiano” , “Espiando o Mundo pela Fechadura”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”

Nenhum comentário: