terça-feira, 19 de março de 2013

Frankfurt 2013



Divulgada lista dos escritores brasileiros que vão representar o país na Feira do Livro de Frankfurt

O Comitê Organizador do Projeto Brasil Convidado de Honra da Feira do Livro de Frankfurt 2013 divulgou nesta quinta-feira (14), durante a Feira do Livro de Leipizg (Alemanha), a lista com os nomes dos 70 autores que vão integrar a comitiva brasileira na Feira do Livro de Frankfurt 2013.
Foram escolhidos escritores de todas as regiões do país e de diversos gêneros literários, com o intuito de levar a Frankfurt uma mostra da pluralidade da Literatura brasileira. Os autores vão participar da programação da feira, compondo mesas de debates, palestras e rodas de leitura. A seleção foi realizada por uma curadoria compartilhada  entre o crítico literário Manuel da Costa Pinto, Antônio Martinelli (SESC SP) e Antonieta Cunha (diretora de Livro, Leitura e Literatura da Fundação Biblioteca Nacional).
Após a seleção da curadoria os nomes foram submetidos e aprovados pelo Conselho Diretivo do Comitê Organizador do Projeto Brasil Convidado de Honra da Feira do Livro de Frankfurt 2013, composto pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), pela Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), por representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Câmara Brasileira do Livro, além de instituições da sociedade civil.
Entre os escritores selecionados estão Adélia Prado, Paulo Coelho, Affonso Romano de Sant’Anna, Ana Maria Machado, Carlos Heitor Cony, Adriana Lisboa, João Ubaldo Ribeiro, Maurício de Sousa, Cristóvão Tezza e Ziraldo. A equipe que selecionou os autores brasileiros procurou um equilíbrio entre a participação de escritores consagrados com representantes da nova geração. Além da qualidade estética das obras, buscou-se também, convidar autores brasileiros que já tenham obras publicadas em outros idiomas ou que estejam em vias de publicar, principalmente na Alemanha. Foram selecionados, ainda, os autores agraciados com os principais prêmios da Literatura do Brasil, desde 1994.

Acesse: 
http://www.cultura.gov.br/site/2013/03/14/frankfurt-2013/brasileiros-na-feira-de-frankfurt-2013-3/

Nenhum comentário: