segunda-feira, 18 de março de 2013

São José dos Pinhais inaugura teatro



A partir da próxima terça-feira, dia 19, data do aniversário de São José dos Pinhais, o município vai contar com um novo espaço cultural, o Teatro Sesi, localizado no Centro de Vivência Cultural João Senegaglia. A iniciativa é uma realização do Sesi/PR em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais.
“O investimento nesse novo espaço cultural na cidade de São José dos Pinhais segue a política do Sesi/PR em incentivar a cultura nas suas mais diversas formas por todo o Estado. Nesse sentido, o Teatro Sesi oferecerá uma programação mensal durante todo o ano, com apresentações de teatro, música, cinema e literatura”, afirma a gerente da área de cultura do Sesi/PR, Anna Zétola.
“É um início do despertar na comunidade a cultura de ir ao teatro em São José dos Pinhais. As programações locais, regionais e atrações nacionais vão motivar as famílias a irem ao teatro sem precisar sair da cidade”, declarou o secretário de Cultura de são José dos Pinhais, Amarildo Rosa.
A programação da semana de inauguração inclui apresentação da Banda Marcial de São José dos Pinhais, Sessão de cinema, show com a banda Apanhador Só - indicada como uma das 10 melhores bandas de 2012 pela MTV e ganhadora por dois anos consecutivos do Prêmio Açorianos de Música 2010 e 2011 – e shows com o cantor e compositor Gabriel Satter, filho do violeiro Almir Sater.
História
O primeiro teatro de São José dos Pinhais foi o Teatro Municipal Iguaçu, inaugurado em outubro de 1980, pelo Prefeito Moacir Piovesan, junto com o Centro de Vivência de São José dos Pinhais João Senegaglia, industrial que montou sua fábrica naquele lugar em 1905. A peça “Como sobreviver ao Matrimônio” abriu oficialmente o Teatro Iguaçu.
De 1994 a 1998 o teatro esteve desativado para reformas e foi reinaugurado em 15 de março de 1999 pelo Prefeito Luiz Carlos Setim  como Teatro de Bolso Iguaçu. Do final do ano de 2009 a 2012 permaneceu novamente desativado.
Hoje parte da estrutura que pertencia ao Teatro Iguaçu foi retomada ao projeto original e integra parte do Teatro do SESI, que entra para a história do município como segundo teatro de São José dos Pinhais.
Mais ações
Amarildo explica que a parceria com o SESI, que reformou a esquina do complexo João Senegaglia, é o começo de um grande projeto de restauração de todo o prédio – que é tombado pelo Patrimônio Histórico.
“A Secretaria Municipal Cultura pretende reformar todo o complexo. Já para este ano uma parte será reformada para abrigar a própria Secretaria de Cultura que hoje funciona em um prédio alugado”, informou o secretário Amarildo.
Programação da semana de inauguração do Teatro Sesi São José dos Pinhais
20/03, às 20h – Banda Marcial de São José dos Pinhais
21/03, às 20h – Sessão Pipoca – Filme: “Familia”, de León de Aranoa
22/03, às 20h – Show com Apanhador Só
23/03, às 20h – Show com Gabriel Satter
24/03, às 19h – Show com Gabriel Satter
O Teatro Sesi  fica na Centro de Vivência Cultural João Senegaglia (Rua XV de Novembro, esquina com Av. Rui Barbosa)
Entrada: ingresso beneficente (R$ 5,00), com venda a partir das 15h, no local. Não aceita cheque ou cartão como forma de pagamento. Classificação livre. (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário: