sexta-feira, 22 de março de 2013

Prêmio Funarte de Arte Negra: inscrições até 25 de março


Plantão e oficina para esclarecer dúvidas sobre os editais para produtos e criadores vão ocorrer até sexta-feira, dia 22
As inscrições para os cinco editais do Ministério da Cultura para produtores e criadores negros terminam dia 25 de março. Até a próxima sexta-feira, dia 22/3, interessados podem obter orientação e esclarecer dúvidas no plantão da Representação Regional do Ministério da Cultura da Bahia e Sergipe, localizada no Pelourinho, em Salvador, e também na 4ª Oficina de Capacitação, na Bahia. Essa é a última oficina. Outras já ocorreram no Nordeste, Sul e Sudeste. Não é necessário se inscrever e a entrada é gratuita.
O objetivo é auxiliar produtores e criadores na última semana de inscrições para os cinco editais ligados à cultura negra. São eles: Edital de Apoio para Curta-Metragem – Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual; Prêmio Funarte de Arte Negra; Edital de Apoio à Coedição de Livros de Autores Negros; Edital de Apoio a Pesquisadores Negros; eEdital de Seleção de Projeto para Implantação de 27 Pontos de Cultura Negra. Os editais são da Fundação Nacional de Artes – Funarte, da Fundação Biblioteca Nacional e da Secretaria do Audiovisual, numa parceria com a Fundação Cultural Palmares e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR).
A 4ª Oficina de Capacitação: Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual terá participação interativa de Heber Moura Trigueiro, da Coordenação-Geral de Incentivo e Fomento às Atividades Audiovisuais, da Secretaria do Audiovisual (SAv). O plantão de dúvidas na sede da Regional será realizado das 10h às 13h e das 14h às 17h, com participação de Naldinho Freire, representante da Fundação Nacional de Artes (Funarte) no Nordeste. A Fundação Cultural Palmares também estará presente.
Sobre os editais – Os cinco editais são abertos a pessoas físicas com mais de 18 anos que se autodeclarem negras e instituições envolvidas diretamente com a cultura negra. Eles englobam propostas nas áreas de pesquisa, artes visuais, audiovisual, circo, dança, música, literatura, teatro, preservação e memória. O investimento total é de R$ 9 milhões, garantidos nas cinco regiões do país, através de uma parceria do MinC e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Os recursos são disponibilizados por meio da SAv, Funarte e Fundação Biblioteca Nacional (FNB).
A iniciativa tem como objetivos formar novos escritores; elevar o número de pesquisadores negros e de publicações de autores negros; incentivar pontos de leitura de cultura negra em todo o país; além de premiar curtas dirigidos ou produzidos por jovens negros; entre outras ações.
Mais informações:
Prêmio Funarte de Arte Negra
Telefones: (21) 2279 8080/ 2279 8082
cepin@funarte.gov.br
Sobre os outros editais, acesse aqui

SERVIÇO
Plantão de dúvidas sobre os editais
Quando: 19 a 22/03, das 10h às 13h e das 14h às 17h
Local: Sede da Regional MinC BA/SE
Rua Ignácio Acioly, nº 6, Pelourinho. Não é necessário fazer inscrição. Entrada franca.
4ª Oficina de Capacitação: Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual
Quando: 19/03, 10h30 às 13h
Local: Sala de Convivência do CPD/UFBA, 1º andar
Avenida Ademar de Barros, s/n – Campus de Ondina, ao lado do Instituto de Matemática. Não é necessário fazer inscrição. Entrada gratuita
Mais informações:  (71) 3417-6918/6923

Nenhum comentário: