quarta-feira, 20 de março de 2013

CULTURA ARTÍSTICA ANUNCIA A PROGRAMAÇÃO 2013 DA SÉRIE DE CÂMARA "CONCERTOS CULTURA ARTÍSTICA ITAIM"



A programação terá oito apresentações, entre Abril e Novembro, com estrelas de primeira grandeza da cena internacional. A programação começa no próximo dia 30 de Abril, terça-feira, às 21 horas, no Teatro Cultura Artística Itaim, com um recital do excepcional jovem pianista italiano Federico Colli, vencedor em 2012 do celebrado Concurso Internacional de Piano de Leeds.
O Cultura Artística volta a realizar neste ano sua série de música de câmaraConcertos Cultura Artística Itaim.
        A série, iniciada em 2010, terá nesta quarta edição oito concertos, entre Abril e Novembro, todos eles com atrações de primeiríssima linha na cena musical internacional. Do jovem fenômeno italiano Federico Colli à festejada violinista americanaRachel Barton Pine, passando por grupos
internacionalmente aclamados como o Trio Guarneri de Praga e o Mozart Piano Trio.

Valorização da essência – Os Concertos Cultura Artística Itaim são realizados em parceria por Cultura Artística e Interarte, que responde pela curadoria artística e pela produção dos espetáculos.
        Sérgio Melardi, diretor da Interarte, diz que o objetivo da série é oferecer à cidade de São Paulo eventos de música de câmara do mais alto nível, em ambiente adequado.
        "A música de câmara deve preferencialmente ser apresentada em salas pequenas, com uma atmosfera mais íntima", afirma Melardi. "É isso o que temos no Cultura Artística Itaim, um teatro com apenas 300 lugares, com ambiente íntimo e aconchegante, que permite a valorização da essência da música de câmara."
        Segundo ele, a série é desenhada para ter o mais alto nível musical e ser agradável ao público. Além de um espaço que permite proximidade entre o público e os músicos, cada um dos concertos é precedido de uma rápida conversa no palco entre a jornalistaGioconda Bordon e os músicos da noite, sempre em tom de informalidade. Todos os programas têm duração aproximada de uma hora e são apresentados sem intervalo.
         Na elaboração da agenda dos Concertos Cultura Artística Itaim 2013 foi buscado um equilíbrio entre solistas, duos e grupos de câmara.
        Entre as oito atrações, dois dos eventos são solo (Federico Colli e David Russell), três são duos (Duo Antonio Meneses e Rosana Lanzelotte, Duo Maccari-Pugliese eRachel Barton Pine com o pianista Matthew Hagle) e os três outros são grupos (Camerata Aberta, Trio Guarneri de Praga e Mozart Piano Trio).

Ingressos a partir de 29 de Março – O primeiro evento da série Concertos Cultura Artística Itaim acontece no próximo dia 30 de Abril, terça-feira, às 21 horas, no Teatro Cultura Artística Itaim (Av. Presidente Juscelino Kubitschek 1830, Itaim Bibi): um recital do pianista italiano Federico Colli, com programa dedicado a obras de Mozart, Schubert e Ravel.
        Os ingressos para todos os eventos da série podem ser adquiridos pela Ingresso Rápido – em ingressorapido.com.br ou 4003-1212.
        As vendas terão início em 29 de Março de 2013.
        Abaixo, informações sobre cada um dos concertos da temporada.

30 de Abril, terça-feira

FEDERICO COLLI, piano
A prestigiosa medalha de ouro que conquistou em 2012 no Concurso Internacional de Leeds não foi a primeira na carreira do jovem pianista italiano Federico Colli, estrela ascendente na cena musical internacional. Em 2011 ele venceu o Concurso Mozart de Salzburgo e em 2008 o Concurso Cantù, para ficarmos apenas em importantes prêmios internacionais para piano. Nascido em 1988 em Brescia, cidade ao norte da Itália, Colli diplomou-se no Conservatório G. Verdi, em Milão, obtendo depois o título de Mestre em Música de Câmara pela Escola V. Gambara, em Brescia.

Nenhum comentário: