sexta-feira, 15 de março de 2013

Ospa se apresenta no Palácio Piratini



Em seu próximo concerto, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre leva música à sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O concerto integra o projeto Música no Palácio, e será realizado no dia 19 de março, às 20h30, no Salão Negrinho do Pastoreio. Na ocasião, a orquestra apresentará repertório com temática italiana, sob regência do maestro Manfredo Schmiedt.
O programa inicia com a abertura da ópera "L’italiana in Algeri", de Gioachino Rossini (1792-1868), e segue com "Gli uccelli", obra em que o italiano Ottorino Respighi (1879-1936) dedica cada movimento a um pássaro diferente, e que a Ospa executará pela primeira vez. Encerra a apresentação a "Sinfonia nº 4", conhecida como "Italiana", que o compositor alemão Felix Mendelssohn (1809-1847) escreveu após viagem à Itália.
"A ideia foi escolher um repertório alegre e que se adaptasse ao tamanho da sala", explica Schmiedt, que estará à frente de uma formação reduzida da orquestra, própria para a escuta no Salão Negrinho do Pastoreio.
O concerto da Ospa no Palácio Piratini terá entrada franca. Mais informações no site www.ospa.org.br ou pelo telefone 3222-7387.
Manfredo Schmiedt
Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da UCS e do Coro Sinfônico da Ospa. Manfredo tem mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduação em Regência pela Ufrgs. Estudou com renomados maestros como Eleazar de Carvalho, Roberto  Duarte,  Ernani  Aguiar,  Arlindo  Teixeira,  Hans  van  Homberg, Helmut Rilling, Jean Fournet, Mark Cedel, Melinda O’Neal e Yoel Levi. Em virtude de seu destacado desempenho acadêmico recebeu duas importantes condecorações nos Estados Unidos: Pi Kappa Lambda Music Honor Society  e  Director's Excellence Award. Obteve, em duas oportunidades, o primeiro lugar no Concurso Jovens Regentes promovido pela Ospa. Foi,  durante  dois  anos,  regente  assistente  da  Orquestra  Sinfônica da Universidade da Geórgia e, durante quatro anos, assistente do maestro Isaac Karabtchevsky na Ospa. Como regente convidado tem atuado à frente de diversas orquestras, nacionais e internacionais.
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os concertos da temporada 2013 são patrocinados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz e Brasília Guaíba. A realização é da Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Serviço:
Ospa se apresenta no Palácio Piratini
Dia 19 de março, terça-feira, às 20h30
Salão Negrinho do Pastoreio - Palácio Piratini (Praça Marechal Deodoro, s/nº, Porto Alegre-RS)

Entrada Franca

Programa
Gioachino Rossini - Abertura da ópera “L’italiana in Algeri”
Ottorino Respighi - Gli uccelli
Felix Mendelssohn - Sinfonia nº 4, em Lá Maior, Op. 90 – “Italiana”
Regente: Manfredo Schmiedt
Postar um comentário