terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Unicamp libera conteúdo de aulas na web


Portal lançado  pela Unicamp dá a qualquer um acesso ao conteúdo apresentado nas disciplinas de graduação.
Todo o material didático publicado no chamado OpenCourseWare (OCW) fica sob a licença pública Creative Commons, o que significa que seu uso é liberado para quaisquer fins não comerciais, desde que seja atribuída a autoria.
Na prática, isso permite a qualquer um, aluno ou não, olhar fotos, animações, apostilas, vídeos, apresentações ou outros materiais apresentado em 12 disciplinas da universidade de Campinas - um número que deve crescer conforme o projeto se consolidar.
O Projeto OCW é uma iniciativa inédita no Brasil, fruto de um convênio entre a Unicamp e o Portal Universia, responsável pelo OpenCourseWare - consórcio mundial que promove o compartilhamento de conteúdos educacionais em mais de 100 instituições de ensino superior.
A iniciativa partiu da Pró-Reitoria de Graduação em conjunto com o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) e tem como exemplo o Massachusetts Institute of Technology (MIT), que já disponibiliza seus conteúdos didáticos através do MIT Open Course Ware.
O acesso ao site do OCW Unicamp é gratuito e não é necessário fazer cadastro ou inscrição. Vale ressaltar que, apesar de o conteúdo ser proveniente da universidade, o OpenCourseWare não emite certificados ou diplomas, nem oferece suporte ou assistência dos autores sobre o uso e os conteúdos dos materiais disponíveis.

Nenhum comentário: