segunda-feira, 29 de abril de 2013

5 dicas para leitura online eficiente



A leitura online é diferente da tradicional, pois exige determinadas habilidades que a leitura em papel muitas vezes descarta. Por exemplo, quando lemos online precisamos saber formular as perguntas corretamente, assim encontraremos o conteúdo e artigos mais apropriados para aquilo que buscamos. Também é necessário saber localizar informações confiáveis, avaliar, sintetizar e compartilhar aqueles dados, para que todos se beneficiem com o conteúdo.

Confira a seguir 5 dicas práticas para leitura online eficiente:

1. Termos de busca

Se você procura por leituras na internet sobre determinado assunto irá facilitar e aprimorar sua busca utilizando os termos e citações corretos. Ao invés de utilizar frases ou perguntas inteiras, busque por palavras chaves.

2. Diferenças de domínios de sites

Cada site possui um endereço diferente. Dependendo de sua área de atuação, o site possui diferentes tipos de domínio. Por exemplo, sites que terminam com “gov.br” são de entidades do governo federal; site com terminação “edu.br” são de entidades do ensino superior; “org.br” pertencem a entidades não governamentais sem fins lucrativos.

3. Informações confiáveis

Principalmente se sua leitura tem fins acadêmicos, é importante que ela esteja baseada em fontes confiáveis de informação. Você deve procurar pelo autor, por suas credencias e, se possível, buscar por referências do autor e artigo em outros sites e livros garantindo a credibilidade de sua busca.

4. Propagandas

Muitos conteúdos online são propagandas em formatos diferenciados. Faça a leitura crítica daquilo que está sendo apresentado e conteste com informações de outros locais para validá-lo.

5. Compartilhe

Uma das características mais valiosas da internet é sua capacidade de expandir o conhecimento. Da mesma forma como você pode aproveitar os conteúdos online porque alguém os colocou lá, é importante compartilhar com outras pessoas para que elas também tenham acesso àquilo que você achou.

Nenhum comentário: