terça-feira, 2 de abril de 2013

Inscrição para vagas de transferência da USP abertas


Prazo termina no dia 15 de abril; taxa custa R$ 130. Exame de pré-seleção ocorre no dia 5 de maio.
As inscrições para o exame de transferência da Universidade de São Paulo (USP) começam nesta segunda-feira (15) e vão até o dia 15 de abril.  O exame é aberto a estudantes de cursos superiores do Brasil e do exterior, exceto para graduandos de cursos sequenciais. Alunos com matrícula trancada poderão participar do processo. Contudo, se forem aprovados, deverão estar regularmente matriculados na escola de origem, para que a transferência se efetive.
Antes da inscrição, que é feita exclusivamente pela página www.fuvest.br,  o candidato deve cadastrar-se no site da Fuvest acessando a respectiva  página pela opção “Inscrições Abertas” no menu “Transferência 2013/2014”. A taxa de inscrição é de R$ 130 e deverá ser paga na rede bancária até o dia 16 de abril, usando o boleto gerado no ato de inscrição.
A seleção para as 772 vagas relacionadas no edital da USP será feita em duas etapas. A primeira delas é de responsabilidade da Fuvest. Os aprovados farão uma segunda etapa na escola que ministra o curso escolhido pelo candidato. Existem 132 vagas na área de biológicas, 481 são de cursos da área de exatas e 159 se concentram na área de humanidades. No ano passado, 3049 estudantes concorreram a 1064 vagas
Exame
O exame de pré-seleção será realizado pela Fuvest  no dia 5 de maio, às 13h, na cidade escolhida pelo candidato na inscrição. A duração total do exame será de quatro horas.
Os candidatos deverão comparecer ao local indicado às 12h. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Não serão admitidos retardatários.
Todos os candidatos farão provas de língua portuguesa e língua inglesa. Além dessas duas matérias, os candidatos da área de humanidades terão questões de cultura contemporânea (34); os inscritos na área de biológicas responderão a testes de genética (22) e bioquímica (22) e os estudantes que escolherem a área de exatas terão testes de física (22) e matemática (22). O exame de pré-seleção terá um total de 80 questões do tipo teste de múltipla escolha.
A lista de convocados para a segunda etapa de provas será divulgada no site da Fuvest no dia 17 de maio
A Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) fará seleção própria para os cursos de ciências sociais, filosofia, história e letras. O número de vagas para esses cursos será definido em edital próprio. O curso semipresencial de licenciatura em ciências oferece quinze vagas para os polos de Piracicaba (5 vagas), Ribeirão Preto (5) e São Carlos (5). A forma de ingresso nessas vagas será divulgada no site da pró-Reitoria de graduação da USP.

 

Nenhum comentário: