quarta-feira, 3 de abril de 2013

Projeto oferece edital para experimentações artísticas na Amazônia


 
Contemplado na Rede Nacional Funarte Artes Visuais, o projeto Lab Verde lança seu site e vai selecionar artistas, para intervenções na Reserva Florestal Adolpho Ducke (Manaus)
Até 13 de abril, estão abertas as inscrições para o edital do projeto Lab Verde: Experimentações artísticas na Amazônia. A iniciativa de reflexão, sobre arte e meio ambiente, vai promover a criação de obras de artes visuais e de conteúdos relacionados à área, além de incentivar o desenvolvimento da “land art” no Brasil. O edital público é destinado a artistas que desejem utilizar a natureza como suporte. O site www.labverde.com.br foi lançado, no dia 4 de março, incluído no projeto, que foi contemplado no edital Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2012. O Edital está disponível no site. A inscrição é grátis.
A “land Art” é o tipo de arte em que o terreno natural, em vez de ter a função apenas de servir como ambiente para uma obra é, ele próprio se integra ao trabalho. Através do edital, a Manifesta Arte e Cultura, responsável pelo Lab Verde, vai selecionar cinco criadores, para a realização de intervenções na Reserva Florestal Adolpho Ducke, em Manaus (AM). Artistas, estudantes e profissionais, sajam arquitetos, paisagistas, biólogos, fotógrafos, ou designers, ou interessados, em geral, de qualquer lugar do Brasil, podem participar da seleção. Os selecionados receberão R$ 3 mil, para a produção das obras, e uma viagem a Manaus, para um período de residência. Além disso, serão orientados por uma equipe de especialistas, das áreas de Biologia, Artes Visuais e Arquitetura. A participação é aberta a todos, no tema da convocatória.
O programa também vai promover o seminário Lab Verde: Interações entre Arte e Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, além de editar um catálogo, que ficará disponível para download, no site do projeto.
Sobre a reserva florestal
Localizada a 25 km de Manaus, a Reserva Florestal Adolpho Ducke é coberta por 100 km2 de mata tropical amazônica preservada – a maior reserva urbana do mundo. Criada em 1963, para preservar a floresta amazônica, é administrada pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), responsável por cuidar da área de conservação e preservar sua biodiversidade. Atualmente, a Reserva é uma das principais áreas de estudos do Instituto: cerca de noventa profissionais e estudantes desenvolvem pesquisas de pós-graduação nas áreas de climatologia, zoologia, botânica, ecologia e gestão de zonas protegidas, entre outras. No entanto, pela primeira vez o local será utilizado com finalidade artística. O Lab Verde possibilitará o diálogo entre distintas disciplinas, por meio de uma programação intensa de visitas orientadas à Reserva.
Lab Verde: Experimentações Artísticas na Amazônia
Inscrições para o edital: de 4 de março a 13 de abril
Acesse o site: www.labverde.com.br
Realização: Manifesta Arte e Cultura
Projeto contemplado na Rede Nacional Funarte de Artes Visuais
Apoio: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Prefeitura de Manaus, Museu da Amazônia (MUSA) e Casa de Cultura Digital
Sobre “land art”
Também conhecida como “earth art, ou “earthwork”, a “land art” apareceu em finais da década de 1960. O conceito teria se estabelecido numa exposição, na Dwan Gallery, em Nova York (EUA), em 1968, e na mostra Earth Art, da Universidade de Cornell, em 1969. É um tipo de arte que, por suas características, não é possível ser exposta em museus ou galerias – a não ser por meio de imagens. Por causa das muitas dificuldades de realização das obras desta linguagem artística, suas obras muitas vezes ficam no projeto – o que não será o caso do Lab Verde.
Há quem entenda que a “land art” surgiu, em parte como consequência de uma inquietação de alguns criadores, provocada pelas formas muito simples do minimalismo, que teria provocado neles uma certa sensação de monotonia; em parte por causa de um certo desencanto com a tecnologia e com a própria cultura industrial, e ainda causada pelo crescente interesse pela ecologia. Dentre as obras do gênero efetivamente concretizadas, uma das mais conhecidas é a Plataforma Espiral (Spiral Jetty), de Robert Smithson (1970), no Grande Lago Salgado, na cidade norte-americana de Utah.
Mais informações sobre o projeto
www.labverde.com.br
http://www.facebook.com/LabverdeExperimentacoesArtisticasNaAmazonia
contato@labverde.com.br

 

Nenhum comentário: