sexta-feira, 19 de abril de 2013

Orquestra de MT abre temporada na reinauguração do Cine Teatro



 
A abertura da Temporada 2013 da Orquestra do Estado de Mato Grosso não poderia ser mais interessante! Primeiro, porque o grupo vai reinaugurar o Cine Teatro Cuiabá, fechado há quase cinco meses para reforma. Segundo, porque os Concertos Oficiais, que estreiam a nova temporada dias 20 e 21 de abril, contam com a participação de um dos maiores violinistas da atualidade, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, o italiano Emmanuele Baldini. Por fim, as primeiras apresentações de 2013 comemoram o bicentenário de nascimento de Giuseppe Verdi, indispensável compositor do período romântico, muito conhecido por seu repertório operístico.
“La Traviata é uma das operas mais famosas do Giuseppe Verdi. O Prelúdio, que será tocado em Cuiabá, explora o som das cordas em dinâmica ‘pianíssimo’, como se o próprio Verdi estivesse no palco sussurrando palavras de amor. São as primeiras notas de uma ópera sobre o amor e a célebre melodia que aparece depois da introdução é singela e generosa como o coração dos amantes protagonistas da história”, esmiúça Emmanuele Baldini.
Além de La Traviata, o repertório que abre os trabalhos da Orquestra em 2013 também exibe o Concerto para Violino e Orquestra, do compositor russo Piotr Llych Tchaikovsky e a Sinfonia n°3 em Lá menor, do compositor alemão Felix Mendelssohn, peça popularmente conhecida como a “Escocesa”. Para tanto, sob a batuta do maestro Leandro Carvalho, a OEMT assume sua formação sinfônica, exibindo todos os naipes de instrumentos necessários para esse complexo repertório.
“O Concerto para Violino de Tchaikovsky é um dos mais tocados da literatura para este instrumento. O curioso é que as reações da época em que o concerto foi estreado foram muito negativas, chegando aos exageros do crítico Hanslick escrever que a música de Tchaikovsky era música que "fedia"... Infelizmente para ele, e felizmente para nós, este concerto se impôs logo mais como um dos pilares do repertório solístico para violino. Não existe violinista que não tenha se confrontado com essa obra. A Sinfonia Escocesa de Mendelssohn é' um monumento do repertorio sinfônico romântico. Explora todos os recursos da orquestra, mostrando uma criatividade melódica e harmônica que tem poucos iguais entre seus contemporâneos”, revela o violinista italiano.
Concertos Oficiais 2013 - Abril Prestes a completar dez anos à frente da Orquestra de Mato Grosso, o maestro Leandro Carvalho orgulha-se dos resultados alcançados até aqui. Em nove anos já realizamos quase 600 concertos, em que foram exibidos 67 programas distintos, enaltecendo a arte de compositores de várias nacionalidades e períodos criativos. A abertura da Temporada 2013, com indispensáveis composições de Verdi, Tchaikovsky e Mendelssohn foi especialmente elaborada para dar ritmo a toda a temporada. Está imperdível”, adianta o maestro e diretor artístico da Orquestra do Estado.
No sábado (20), o concerto tem início às 20h, e no domingo (21), a apresentação começa às 19h. Os ingressos já estão à disposição do público na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, no horário comercial e custam entre R$10 e R$5 (meia). Mais informações pelo telefone (65) 3027-1824 ou pelo site www.orquestra.mt.gov.br.


Nenhum comentário: