sexta-feira, 26 de abril de 2013

Mozarteum promove aulas gratuitas de música com artistas norte-americanos


Estudantes de música terão uma oportunidade única de aprender com profissionais experientes e reconhecidos na cena erudita internacional, em aulas abertas e gratuitas promovidas pelo Mozarteum Brasileiro. Curtis on Tour, quarteto de cordas do Curtis Institute (EUA), uma das mais importantes escolas de música do mundo, fará masterclasses no dia 30/04, terça-feira, das 10h às 13h, na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP).
As aulas são de violino, viola, violoncelo e violão. Para participar, os alunos ativos devem se inscrever pelo site da EMESP (www.emesp.org.br) e os ouvintes, pelo Mozarteum Brasileiro, por telefone (11-3815.6377 de segunda a sexta das 10h às 17h).

O quarteto se apresenta pela primeira vez no Brasil, nos dias 29/04 e 30/04, na Sala São Paulo, como atração da Temporada 2013 do Mozarteum Brasileiro.

Fundado há 89 anos, o Curtis Institute é celeiro de lendas como Leonard Bernstein e Samuel Barber e de estrelas da atualidade como Lang Lang, Alan Gilbert (diretor da Filarmônica de NY), Juan Diego Flórez e Hilary Hanh. Tem o objetivo de treinar jovens músicos excepcionalmente talentosos por meio de bolsas de estudo integrais a todos os seus alunos. Atualmente, o Curtis Institute of Music mantém 160 estudantes.

O líder do grupo é Roberto Díaz, ex-aluno do instituto e hoje seu presidente. Completam o quarteto Jason Vieaux, violonista, também professor do instrumento; Soovin Kim, violinista, também ex-aluno; e John-Henry Crawford, de apenas 19 anos, estudante do instituto e revelação no violoncelo. Além de transmitir a experiência e o conhecimento adquiridos ao longo da carreira, o encontro permitirá aos músicos apresentar oportunidades oferecidas pelo instituto.

Destinadas aos estudantes de música e aos iniciantes, mas abertas ao público, que pode participar como ouvinte, as masterclasses do Mozarteum Brasileiro já se tornaram referência na formação e no desenvolvimento dos músicos brasileiros.

Os mais destacados são convidados a participar de audições, nas quais são selecionados músicos para intercâmbios culturais, por meio de bolsas de estudos viabilizadas pelo Mozarteum Brasileiro.

As aulas mais recentes, que foram ministradas pela Camerata Bern, orquestra de câmara da Suíça, nos dias 3 e 4 de abril, atraíram 139 estudantes de música. Desde 2000, quando foram criadas, as masterclasses do Mozarteum Brasileiro já receberam 1.610 estudantes e 5.545 ouvintes, em 330 aulas com virtuoses internacionais.

Serviço:
Masterclasses – na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP)
End.: Largo General Osório, 147 – Luz, São Paulo, Capital

30/04 - 10 às 13h com integrantes do Quarteto Curtis on Tour
Violino, Viola, Violoncelo e Violão

Como participar:
Alunos ativos
Inscrições através da EMESP
www.emesp.org.br

Alunos Ouvintes
Inscrições através do Mozarteum pelo telefone (11) 3815-6377 de segunda a sexta das 10h às 17h.
As vagas são limitadas.


Nenhum comentário: